Pelo que a histĂłria indica, a palavra robĂ´, proveniente do termo robota (a palavra checa para trabalho forçado), foi pela primeirĂssima vez utilizada numa peça de teatro da autoria do checo Karel Capek, quando o calendário marcava o longĂnquo ano de 1922. Nessa peça, Rossum's Universal Robots, os subordinados robĂłticos de uma fábrica insurgem-se contra os seus patrões, massacram-nos e acabam por assumir o controlo das operações. A mesma peça de Karel Capek apresenta um paraĂso onde os robĂ´s inicialmente estĂŁo ao dispor dos humanos tornando-lhes possĂvel alguns benefĂcios verdadeiramente generosos, mas no final tudo se transforma precisamente no oposto, dando lugar Ă inquietação social e ao desemprego. Passados 20 anos, Isaac Asinov – que publicou em 1950 o livro Eu, RobĂ´ - alinhava aquilo a que chamaria de “TrĂŞs leis da robĂłtica”. A primeira dessas leis dizia que um robĂ´ nĂŁo pode ferir um ser humano ou, por omissĂŁo, consentir que um ser humano seja ferido; a segunda, afirmava que um robĂ´ deve obedecer Ă s ordens que lhe sĂŁo dadas por seres humanos, excepto nos casos em que tais ordens contrariem a primeira lei; por Ăşltimo, na terceira lei, Isaac Asinov declarava que um robĂ´ deve proteger a sua prĂłpria existĂŞncia, desde que tal protecção nĂŁo entre em conflito com a primeira e segunda leis.
NĂŁo quer isto dizer que John Maclean, um dos nomes mais importantes da DFA, esteja no desemprego, nem que se seja um robĂ´ e que se tenha revoltado recentemente contra os seus “patrões” ou sequer que tenha colocado nas mĂŁos da robĂłtica a concepção de Less Than Human. Mas a verdade Ă© que, como o prĂłprio tĂtulo do disco o indica, isto tem a mĂŁo das indomáveis máquinas (e aqui a influĂŞncia dos Kraftwerk Ă© especialmente notada), que sĂł nĂŁo tomam conta das operações e substituem por completo o dedo quente dos humanos porque a vontade do autor assim nĂŁo permite. E o autor, John Maclean, foi guitarrista (e tambĂ©m dava uns jeitos no synth lá da zona) dos pĂłs-punk Six Finger Satellite mas a certa altura chateou-se, mandou a banda dar uma volta e entrou em hiato criativo. E foi precisa depois a persuasĂŁo de James Murphy e de Tim Goldsworthy para que John Maclean voltasse a fazer mĂşsica de novo. Com efeito, Less Than Human Ă© entĂŁo o disco que surge na DFA depois de alguns singles em vinil, e os motivos acima referidos sĂŁo apenas alguns dos muitos que fizeram com que o disco fosse merecedor do sempre bonito titulo long awaited album - provavelmente um dos mais aguardados de 2005 para muitos.
Less Than Human, que se faz também com a ajuda do trabalho de Murphy, Goldsworthy e da voz de Nancy Whang, é notoriamente um disco de dança, mas igualmente um disco rock – disco mutante portanto, que também pode ser objecto de audição tanto caseira como das pistas de dança. É um registo dotado de uma certa elasticidade que lhe permite esticar os braços e agarrar para si novas direcções. Os traços de funk com um pé no futuro e outro no passado de “Give Me Every Little Thing’” são prova disso. Mas o funk repete-se – e em doses mais do que generosas – aquando da explosiva “Crush the Liberation”. Mas “explosiva” é palavra que não pode ser atirada assim para o ar sem que caia precisamente em cima de "Shining Skinned Friend", na sua percussão forte, na sua voz robótica alterada via vocoder, no theremin ruidoso, na forma como nos seus quatro minutos e meio consegue ganhar imediatamente o prémio de melhor faixa do disco.
Continuando, “Tito’s Way” (cheia de apitos, cowbell e elementos de inclinações latinas) chama a atenção pela sua singularidade e leque de opções, apesar de atĂ© nem ser uma das melhores faixas do disco. De resto, apesar da tendĂŞncia essencialmente maquinal do disco, há por aqui – em Less Than Human - linhas de baixo pulsantes, uma bateria live, guitarras, flauta, piano, moog e vozes mais ou menos robotizadas – Nancy Whang dá voz a “Dance With Me”, tema com mais de 14 minutos que encerra o disco – e essa existĂŞncia real de instrumentos Ă© forte contributo para a diversidade que aqui se alcança. Pode nĂŁo ser totalmente aquilo que esperavam dele, mas Less Than Human Ă© um bom disco. TĂŁo certo como ser impossĂvel abrir um pacote de leite sem o entornar, já que o Guinness World Records diz ser perfeitamente possĂvel lamber o prĂłprio cotovelo.