Encontros. Encontros de Junior Delgado e MC Santana, de Mark Stewart e Oddatee. Encontros de Dub e Jazz experimental, de Hip Hop e DownBeat. Os Sofa Surfers sĂŁo o ponto de encontro das vĂĄrias correntes que esculpem a mĂșsica electrĂłnica, criando um manifesto cosmopolita contra os ideais neo-nazis efervescentes em Viena, um manifesto que atravessa tempo e espaço, e absorve definitivamente os beats e o fxs de um dub jĂĄ distante, mas cada vez mais reciclado, em criaçÔes de mĂșsicos tĂŁo diferentes como Smith&Mighty, Massive Attack, Mad Professor ou em qualquer exemplar da âcenaâ vienense. Este reciclar significa nĂŁo sĂł dar um novo contexto aos primitivos efeitos tĂŁo prĂłprios da linguagem Dub (principalmente os tĂpicos ecos), mas uma construção das cançÔes e da relação bateria/baixo/outros instrumentos assente na criação de beats envolventes e, mais do que isso, contagiantes.
Os Sofa Surfers nĂŁo se limitam, contudo, a misturar e remisturar influĂȘncias e correntes. Para se perceber melhor âEncountersâ, deve-se antes de mais escutar âCargoâ, uma obra-prima conceptual que Ă© o seu antecessor, e construĂdo como um todo, atravĂ©s da preocupação da continuidade rĂtmica/tĂmbrica; agora, o desafio era precisamente ultrapassar as limitaçÔes da coerĂȘncia aparente, acrescentando pormenores que dotassem cada tema de uma personalidade prĂłpria: mais que nĂŁo seja, atravĂ©s dos mĂșsicos que participam em âEncountersâ. Precisamente, os Sofa Surfers determinam ambientes escuros onde as vozes de Sensational ou MC Collage possam navegar livremente â e esses ambientes sĂŁo tĂŁo os mesmos de âCargoâ, como aliĂĄs eles mesmo referem â mas progredindo para uma maior variedade sonora Ă medida que as faixas vĂŁo passando no leitor de CD.
âTwisted Tongueâ Ă© a charneira de âEncountersâ: a tensĂŁo da bateria impĂ”em-se por entre as tarolas agressivas e as rimas Hip Hop das primeiras mĂșsicas, abrindo finalmente espaço para deambulaçÔes experimentais. No entanto, existe sempre a preocupação de adaptar cada atmosfera ao mĂșsico convidado (oiça-se o reggae de âSee The Lightâ, com Junior Delgado).
Embora os Sofa Surfers se percam e por vezes fiquem refĂ©ns de todos os mĂșsicos que participam neste âencontroâ, o que fica Ă© uma metĂĄfora da riqueza de linguagens e culturas que constitui a mĂșsica, ao abandonar (prĂ©-)conceitos de mistura de reggae com illbient, de trip hop com r&b; mais importante que qualquer conceptualismo, Ă© a forma como os mĂșsicos vienenses se expĂ”em Ă s formas de expressĂŁo mais variadas que torna âEncountersâ verdadeiramente interessante e ousado. Depois da coerĂȘncia, o ecletismo.
Para quem quiser saber mais:
DJ Shadow â "Endtroducing"
Peter Kruder â "Peace Orchestra"
Massive Attack â "Blue Lines"
Sofa Surfers - "Cargo"