bodyspace.net


Jesse Sparhawk What Winter Was

2017
PHINERY


O harpista norte-americano tem andado afastado dos discos em nome próprio. Apesar de várias colaborações ao longo destes tempos, fazia já falta um registo assinado com o seu nome.

Sixty Strings, editado em 2011, e Tributes & Diatribes, lançado em 2014, assinados a meias com o guitarrista Eric Carbonara, são dois exemplos da mestria de Jesse Sparhawk no seu instrumentos tanto no que diz respeito à composição como à improvisação.

Em What Winter Was Jesse Sparhawk está sozinho. Mas isso não é problema nenhum. Dividido em duas partes, a passar um pouco dos trinta minutos, este novo registo é uma espécie de estudo sobre as possibilidades da harpa enquanto recuperador de melodia e de calor.

De um momento para o outro, aquilo que soa a composição dá lugar ao que certamente terá sido conduzido pela improvisação. E às tantas as duas confundem-se, dando lugar a um espaço de eterna beleza. Já não nos lembramos de como foi o Inverno passado mas o próximo está mesmo aí a chegar. Tomem as devidas precauções, tenham este disco sempre por perto.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
12/10/2017