bodyspace.net


Mr. Herbert Quain Forgetting is a Liability

2014
Zigur Artists


Depois do muito prometedor EP de estreia How I Learned to Stop Worrying and Start Loving the Waiting, lançado em 2012, Manuel Bogalheiro tinha uma pressão natural – e compreensível – no sentido de confirmar as impressões suscitadas com a sua primeira aparição pública. A ver pelo resultado alcançado agora com Forgetting is a Liability, a responsabilidade não é certamente algo que tire o sono a Mr. Herbert Quain.

Forgetting is a Liability é uma continuação do EP de estreia apenas no sentido em que parte dele para chegar a algo bem mais complexo e rico. A música electrónica, no sentido mais lato, continua a ser a base a partir da qual tudo nasce; no sentido em que é a base a partir da qual brotam diversos tipos de electrónicas e onde depois se junta - com uma precisão e sentido de oportunidade fascinante - a música soul.

Forgetting is a Liability é um disco que impressiona por vários motivos; pela qualidade do trabalho de corta e cose (com matéria-prima de vários filmes, entrevistas, entre outras fontes), pela produção cristalina e pela sua humanidade. Para não dizer a sua beleza. E a sua coerência. O todo de Forgetting is a Liability é bastante maior à soma das suas partes. E é o passaporte que garante a Mr. Herbert Quain um lugar de grande destaque na nova música portuguesa.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
11/03/2014