bodyspace.net


Sun Glitters Cosmic Oceans EP

2013
LebensStrasse Records


Em constante movimento, tal como o reflexo do sol incidindo sobre as ondas num dia de praia de encher a alma, as pequenas centelhas que lhe dão o nome artístico: é este o percurso de Victor Ferreira ao longo destes últimos três/quatro anos, sob o moniker Sun Glitters, com o qual lançou já um par de discos, uma série de EPs e de colaborações, e que o levou a sítios como o Vietname; porque esta electrónica, sonhadora e calorosa, é universal, porque ele é luso-descendente mas cidadão do mundo, porque - sejamos francos - quem não se sente pejado de emoção ao deparar-se com essa visão balnear?

Cosmic Oceans é uma reedição do EP com o mesmo nome saído em 2011, cerca de um mês depois após o maravilhoso Everything Could Be Fine, o disco de estreia que o colocou nas bocas de quem sabe. Nesta versão expandida encontram-se três faixas extra ("Believe", "Under" e "Nothing Left To Lose") para além de remisturas de cada qual delas por parte de gente como Napoleon Gold e Go Dugong. O resultado final foi transformar, para bem dos nossos pecados, um lançamento com menos de dez minutos num de quarenta, tal é a sede que temos destas maravilhas glo-fi, auxiliando-o Steffaloo, menina da Califórnia que já trabalhou com Teen Daze e Blackbird Blackbird.

Então, a retirar daqui: o início mui Boards of Canada (ou não fossem os irmãos uma enorme influência) de "It's Like A Monday But It's Not", a dança de "Yesterday's Weakness" que também está presente na remistura de Sina para "Believe", o tratamento glitch de Mountain Range para o tema-título e, claro, o seu todo - os já mencionados quarenta minutos prenhos de algodão doce e marés salgadas (incongruência?). Canções sobretudo para mergulhar. Metafórica ou literalmente.


Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
11/06/2013