bodyspace.net


!!! Thr!!!er

2013
Warp


Algum dia tinha de chegar. Tinha de chegar o dia em que os !!!, motor essencial do indie dançável da última década, não estivessem à altura do seu passado. E esse dia parece ter chegado. E é triste. Não vale sequer a pena comparar os !!! de hoje com os !!! do brilhante Louden up Now; basta comparar Thr!!!er com Strange Weather, Isn't It? para perceber que os norte-americanos estão em baixo de forma.

Quando “Slyd” chegou, apresentando-se como primeiro single com uma tremenda linha de baixo, pareciam estar reunidas as condições para mais um banho de suor e energia (passando o lugar comum). Com o funk viciante de “One Girl/One Boy” a ilusão continuou. Mas basta ouvir Thr!!!er um par de vezes para perceber que, lamentavelmente, perderam o factor foda, o factor surpresa e tornaram-se menos imprevisíveis.

Em teoria está tudo cá. O funk, o house, as vozes com toda a carga erótico-libidinosa, os ganchos. Mas depois falta o resto; o que diferenciou os !!! de quase todas as outras bandas do dance punk durante uma década. O factor uau. Aquela chapada final, aquele terramoto. Thr!!!er está longe de ser um disco mau por si; mas não podemos ficar apenas contentes com bons preliminares de quem nos deu sempre bom sexo a vida toda.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
06/05/2013