Há discos que são bandas-sonoras de filmes por realizar. As imagens que provocam são de tal forma fortes e sugestivas, que de repente parece impossível que não tenham sido escritos a pensar numa determinada troca de diálogos, o desvendar de uma paisagem, no contar de uma história. Road to Palios, assinado pelo instrumentista Ryan Francesconi e Mirabai Peart é um desses discos.
O nome pode não fazer soar campainhas, mas Ryan Francesconi fez parte da banda que acompanhou Joanna Newsom ao vivo nos últimos anos - Ys Street Band – e ainda escreveu a maior parte dos arranjos do triplo Have One On Me, lançado em 2010. Sem harpa alguma à vista, Ryan Francesconi centrou a sua atenção na música dos Balcãs (sobretudo da Grécia, Bulgária e Turquia), inspirado por uma viagem que o casal fez até à ilha de Lesvos em 2010. E ainda bem que o fez.
Road to Palios é uma pequena maravilha dividida em sete capítulos de impressionante beleza gerada única e exclusivamente entre uma guitarra acústica e um violino. Tudo o resto serão vagas memórias de sons da rua ou de gravações de música dos Balcãs. Em sete movimentos de memorável poesia, Road to Palios a prova que a música não é posse de ninguém. É uma coisa orgânica que anda de mãos em mãos pelo mundo fora.