bodyspace.net


Gobi Bear LP EP

2012
Murmúrio Records


Surgem estas linhas imediatamente após um concerto em formato acústico de Diogo Pinto na minha faculdade - um dos raros momentos em que valeu a pena estar por lá -, que nestas lides musicais é Gobi Bear, singer/songwriter oriundo de Guimarães e que editou este ano um EP intitulado LP (até tem a sua graça) disponível para escuta no (onde mais poderia ser?) Bandcamp. E surgem depois de lhe ter dito, enquanto lhe requisitava - vulgo "cravava" - uma cópia física, que esperava não me desiludir com o disco, sabendo de antemão que fora do acústico as coisas poderiam ser diferentes.

LP não desilude. Doze curtas canções que não fogem assim tanto à calma sapiência da folk, como se pôde presenciar no concerto, com o bónus de que, em disco, se percebe o que Diogo Pinto canta (algo que não aconteceu por aí além nessa associação de estudantes). "Bad Politics" é um bonito tema de abertura, e, aos 3:37, o mais longo deste mini-disco com cerca de vinte minutos; sendo que these are shitty politics, uma frase que se ouve e se canta muito, calha sempre bem nos tempos que correm.

Ainda que o formato singer/songwriter tenha estado relativamente saturado desde há uns anos para cá, sabe sempre bem ouvir quem tem técnica - e voz - para criar canções tão orelhudas como as que aqui encontramos. "Buffalo Dance" e "Lebanon" apresentam-se como duas outras boas cartas deste leque, mas, até pelo curto tempo que nos toma e pela possibilidade - e vontade - de o ouvir repetidamente, LP vale pelo seu todo, estejamos fechados no nosso quarto como o intimismo da coisa assim reclama, ou num passeio ao sol memorizando cada cara que se nos atravessa à frente. Ainda ouviremos falar muito deste urso, isso pelo menos é certo.


Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
17/05/2012