Em Janeiro passado, a Matador tentou fazer upload de um vÃdeo promocional em que Mike Hadreas, o nome por detrás de Perfume Genius, aparece abraçado a Arpad Miklos (estrela porno masculina), mas o Youtube baniu-o em nome dos “valores familiaresâ€, da moralidade e dos bons costumes. Mike Hadreas e Arpad Miklos estavam apenas abraçados em tronco nu.
Ironia do destino, Put Your Back N 2 It, o segundo disco de Perfume Genius, lida precisamente com o tema da homofobia (Mike Hadreas é gay), a incompreensão, a intolerância e, claro, os males de amor. Com a benção de Antony e Sufjan Stevens, de braço dado com um piano (na maior parte das vezes), uma guitarra e alguma electrónica de bolso, Mike Hadreas tece uma teia de canções simples na sua forma (e absorção) mas complexa no seu conteúdo. Sobretudo quando prestada alguma atenção às palavras que escolheu para as suas canções.
De canção para canção adensa-se o mistério, constrói-se a história: Put Your Back N 2 It não sobreviveria sem um dos seus doze capÃtulos. Porque é um disco frágil (elogio) a lidar com questões de alguma fragilidade: o segundo disco de Perfume Genius, sonicamente distante do primeiro (nomeadamente na sua fidelidade), é um castelo feito de cartas. Se alguém respirar um pouco mais intensamente, arrisca-se a vê-lo cair perante os seus olhos. Ou a rever-se nele, ou na certeza que estamos perante um muito apreciável conjunto de canções com casca fina mas uma quantidade razoável de sumo.