bodyspace.net


Crippled Black Phoenix (Mankind) The Crafty Ape

2012
Cool Green Recordings


Ouvir o percurso dos Crippled Black Phoenix e não ouvir Pink Floyd (em fase final de carreira) de forma cada vez mais presente é, possivelmente, ser surdo. Não deixa de causar surpresa essa ligação, já que estamos a falar de uma banda que nasce pelas mãos de um ex-baterista de nomes tão enraizados na cena stoner/doom como os Iron Monkey ou os Electric Wizard, para não falar de Varukers.

(Mankind) The Crafty Ape é mais um passo na direcção que tem vindo a ser demarcada ao longo dos anteriores quatro álbuns e que trilha um caminho que estará tão ligado ao prog-rock como ao pós-rock, que a própria banda rejeita. Mais ao progressivo do que ao posterior, os sons Pink Floydianos são inconfundíveis, apesar das inevitáveis diferenças vocais. “A Letter Concerning Dogheadsâ€, por exemplo, inspira um incontrolável sorriso ao ouvir certos momentos de guitarra que são sacados despudoradamente a Pink Floyd. Com gosto e com gozo.

Crippled Black Phoenix, por onde já passaram tipos de outras bandas como Mogwai, soam ao exercício que serão, na realidade. É uma forma de expressar descontração, um relaxamento de outras actividades. Têm uma densidade que não está propriamente viva, é mais artificial do que outra coisa, mas que, ainda assim, é possível sentir próxima.

O problema de CBP é, talvez, sempre terem sido detentores de uma sonoridade ambiciosa, que lhes mina os propósitos. Ou seja, o som que praticam pede necessariamente mais, mas eles jogam num campo minimal, sendo o material meditativo de músicos que noutras alturas, passadas ou presentes, faziam/fazem coisas mais bruscas. Porém, têm vida própria e merecem referência para lá dos outros grupos que lhes estão associados. CBP serão como muito poucas outras coisas que circulam pela música actual, pela forma como colam influências passadas e dispersas tão claras a um trabalho que tem tudo de moderno.

A fórmula funciona bem noutros lados, como noutra “superbanda†que são os Masters Musicians of Bukkake, porque a ambição está nivelada por baixo. Não quer isso dizer que não seja agradável de ouvir, porque é. O problema é ficar-se à espera de algo mais, porque a tal somos induzidos. De audição recomendada quando o resto falhar. E esta frase não se pretende tão má quanto parece.


Tiago Dias
tdiasferreira@gmail.com
07/03/2012