Um belo dia, João Alegria Pécurto (melhor nome de sempre?), decidiu construir à sua volta uma muralha de guitarras. Pedra atrás de pedra, camada atrás camada, erigiu uma belÃssima parede de som dividida em quatro partes e chamou-lhe Um lugar de silêncio, para que tudo cante na tua ausência. E ainda bem que o fez.
O EP de estreia de João Alegria Pécurto é uma caixinha de surpresas. Escrito essencialmente na guitarra, Um lugar de silêncio, para que tudo cante na tua ausência é um trabalho artesanal mas complexo: depois do primeiro andamento luminoso e de fácil absorção, João Alegria Pécurto entrega três andamentos onde a beleza é menos directa e acessÃvel. E é aà que começa realmente o desafio.
E o desafio é, como tantas vezes acontece, encontrar beleza onde nem sempre a melodia é entregue em primeira mão. Um desafio que faz de Um lugar de silêncio, para que tudo cante na tua ausência um objecto singular da música portuguesa recente. Inevitavelmente, a curiosidade é muita para ver até onde é que João Alegria Pécurto consegue levar este seu lugar de silêncio.