bodyspace.net


Jesse Sparhawk & Eric Carbonara Sixty Strings

2011
VHF


Jesse Sparhawk e Eric Carbonara têm backgrounds musicais muito distintos mas quando se juntam, a ver por este disco de estreia do duo, encontram-se para produzir resultados no mínimo entusiasmantes. De um lado Eric Carbonara, guitarrista mais inspirado na magia da música indiana e do norte de Ãfrica do que propriamente nos heróis do fingerpicking norte-americano ou na folk. Do outro lado Eric Carbonara, harpista classicamente treinado que aproveita essa vantagem mas decide ir um pouco mais longe.

Sixty Strings divide-se intuitivamente em dois lados, muito para além da sua divisão simples em duas faixas. É que o lado A e B deste álbum – pensando na sua edição em vinil – não podiam ser mais distintos na forma e no conteúdo. “A Patient Promise†é um crescente rodopiar entre a guitarra de doze cordas e a harpa de Carbonara e Sparhawk, um contínuo feixe melodioso que vai adquirindo mais e mais interesse à medida que se desenvolve. Apesar de planante, nos seus 17 minutos, “A Patient Promise†recolhe a cada canto mais e mais ganchos melódicos e cria momentos de tensão que se desfazem e desentrançam com uma beleza admirável.

“The Entwined Twin†é como do dia para a noite. Foge das melodias mais directas como quem foge de um fantasma, mostra feições mais rudes, esconde as suas belezas e aproveita-se do ritmo de alguma percussão esparsa e aproxima-se de territórios dissonantes. Pode não mostrar os seus encantos de uma forma tão objectiva mas o seu final prova todas as suas boas intenções e ajuda a demonstrar que a mistura de influências de Sparhawk e Carbonara, da clássica à folk, da indiana à africana, é uma muito apreciável confluência de talento e criatividade. Que venha já o próximo capitulo.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
23/05/2011