A Stealing Orchestra deu a um dos seus álbuns, um tÃtulo que ilustra na perfeição uma velha máxima que é usada em Portugal: "É Português? Não Gosto!". Esse lema é, ainda hoje, um problema que necessita de ser resolvido para bem de todos nós, e a verdade é que essa é uma dificuldade que passa por artistas (o produto não é muitas vezes o melhor), editoras, imprensa e rádio, esta a passar mÃnimos intoleráveis de música portuguesa. O ouvinte comum deve ser, no meio de tudo isto, o que tem menos culpa visto que consome o que lhe chega aos ouvidos.
Reconheço que o Bodyspace também não tem dado a devida atenção ao produto nacional, facto que pretendemos resolver, mas também é preciso reconhecer que para além de um ou outro jornal, poucos são o que dão atenção significativa à música portuguesa.
Os Bypass são uma dessas bandas nacionais que merece ser conhecida e ouvida, isto porque mostra que Portugal tem pessoas que são capazes de fazer boa e inteligente música. O EP que dá a conhecer ao mundo os Bypass (que nasce de uma vitória num concurso organizado pelo RockCastrus) é uma obra que demonstra que a partir de linguagens Rock se consegue ir mais longe, nomeadamente como fizeram bandas como Radiohead, GYBE! e Do Make Say Think.
Em apenas cinco temas são nos mostrados domÃnios que vão para além do rock tradicional, especificadamente pós rock (embora a designação pós rock seja manifestamente incompleta). Etiquetas à parte, os Bypass conseguem ter no seu som cheio de momentos altos e momentos baixos, algo que Portugal ainda não se habituou a ouvir. Um som que não é muito divulgado por estes lados, por culpa sobretudo de editoras que ao ignorar artistas deste género lança no mercado outros que mereciam apenas cantar no duche (e mesmo assim já era uma escabrosidade).
O disco tem momentos de beleza rara, que aliados a explosões de som e surtos de energia fazem canções de grande qualidade com uma intensidade sempre surpreendente. O tema "Meaning of a Said (part 1)" é um exemplo disso mesmo e mostra uma melancolia que nos contagia às primeiras audições.
Portugal necessita que a sua música seja apoiada, e os Bypass são para os "cépticos" um bom porto de partida. Que se esqueça de uma vez o lema "É Português? Não Gosto!", afinal de contas, "o que é nacional é bom".