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Cobra Killer Uppers And Downers

2009
Monika Enterprise


Dignas de um qualquer filme de Quentin Tarantino. É assim que a sonoridade proposta pelas loucas Cobra Killer em Uppers And Downers nos leva a classificá-las como tal.

Na primeira faixa apresentam-se ao mundo através dum riff de guitarra com o fuzz a tocar nos vermelhos – o efeito preferido de Jimmy Hendrix. “Hello Celebrity†serve de pretexto a uma crítica repleta de ironia que tem na mira, parece-nos óbvio, o protótipo-Paris Hilton. A loucura, dizíamos há pouco, encontramo-la não só na métrica das letras, por vezes absolutamente desenquadradas do compasso da música, mas também em determinadas opções sonoras. A que salta mais à vista – e sobretudo ao ouvido – é “Hang Up The Pinupâ€, que conta com a colaboração de Thurston Moore dos Sonic Youth. Permitimo-nos descrevê-la como uma experiência de captação feita a partir do exterior de um quarto onde as berlinenses ensaiam sob um ritmo hard rock do mais puro e duro. Aqui, a bateria surge abafada (como que mal captada) e as guitarras cobertas pelo mais sujo overdrive. Como se já não bastasse, lá para o meio surge um zumbido agudo e distorcido que não ajuda à festa. Mas até que gostamos desta brincadeira, há que confessá-lo. Por enquanto, e isto é o que realmente importa, Tarantino não dá sinais de descontentamento.

E muito menos o aparenta quando a dupla assassina revela a sua veia mais rockabilly em “Goodtime Girlâ€. Faixa honrosa o suficiente para nos trazer à memória a célebre dança de Pulp Fiction, no restaurante alegórico dos 60’s com Presley e Monroe em pano de fundo, imaginação não nos falta para visualizarmos Vincent Veja e Mia Wallace a abanar as ancas ao som deste tema. Logo a seguir, “Schneeball In Die Fresse†representa, por assim dizer, o momento freak alemão do disco, que não deixa de ter o melhor refrão do alinhamento, composto por “woow’sâ€. “My First Parachuteâ€, por outro lado, traz-nos à memória “Rock Lobster†dos B-52’s. Nice tip, meninas!

A ementa está apresentada. Trata-se dum álbum com uma produção peculiar que não se rebaixa perante a perfeição mas prefere deixar a descoberto todas as camadas de pele das Cobra Killer – sim, a produção permite tapar buracos e mascarar bandas que dela são reféns, mais vezes do que seria de desejar. Por tudo isto, Uppers And Downers é indubitavelmente um daqueles discos que faz com que nos auto-flagelemos por não o termos ouvido mais cedo. Tarantino não foge à regra.


Simão Martins
simaopmartins@gmail.com
12/02/2010