2009, o saudosismo “shoegazer” tem cura. Com um tratamento que surpreendeu todos os diagnĂłsticos reservados. A tranquilidade etĂ©rea do rock mais “shoegazer” pode continuar a ser etĂ©rea com uma dose brutal de mais energia, mais velocidade, mais nervo. Esta conclusĂŁo Ă© fruto da investigação dos laboratĂłrios do The Smell, seminal espaço de concertos da improvável solarenga e algo lavada cerebralmente Los Angeles, capela actual de uma das mais prolĂficas epidemias nos Estados Unidos – bandas de noise, retro-shoegazer, retro-No Wave, lo-fi pop e acima de tudo, para bem de todos nĂłs, tambĂ©m algo de novo.
Dentro desse leque de remédios, temos os HEALTH. Cada vez mais excitantes ao vivo, conseguem reproduzir em disco, como poucos, o que mostram em palco: estados de alma em catarse. Sonoramente materializam o sonho em pura realidade, aliás, dura realidade, em pseudo-lullabyes-noise-pop que nos agridem-acariciam no meio de nuvens No-Wave. Isto era o “core” do seu primeiro LP homónimo. Mas a banda que tocou com Crystal Castles e Nine Inch Nails, consegue aperfeiçoar-se com Get Color.
Deixa a sensação que o fez com muito mais cabeça, tronco e membros, disciplina, há devaneios com sentido, alguns de gĂ©nio. Neste contexto temos realmente grandes canções onde antes havia mais retalhos explosivos. “Die Slow”, recuperação quase a papel-quĂmico dos obscuros Pale Saints. “Nice Girls” mais Pale Saints com um certo toque Sonic Youth era-Bad Moon Rising. “Before Tigers”, uma das melhores canções do ano que finda, My Bloody Valentine com os Liars numa junção de sonho. “Severin”, MBV outra vez , desta vez a galope de uma percussĂŁo e guitarra meio Lightning Bolt, rebocando incansável a torrente de suspiros etĂ©reos e efeminados de Jake Duszik. "Eat Flesh", “We Are Water” quase uma Lydia Lunch com os Teenage Jesus & The Jerks numa festa-ritual de Boredoms que desaba em Jesu. Para acabar , “In Violet”, vivĂda propulsĂŁo Giorgio Moroder deitada em manto "shoegazer". Será "Stargazer"? Impensável mas afinal possĂvel. É esse sabor de re-novidade que torna tĂŁo delicioso e saudável este disco, Ă venda por aĂ, sem receita mĂ©dica.