bodyspace.net


Fuck Buttons Tarot Sport

2009
ATP / Flur



Ainda não há muito tempo, os Fuck Buttons caíram de rompante na cena “noise” mundial com o enorrrme Street Horrrsing , álbum brrrilhante até no nome. E era muito rrr mesmo, com catapultas e pázadas repetitivas de ruído a construírem quase sempre anti-melodias, contudo, já com alguma sensibilidade épica como no maravilhoso “Sweet Love for Planet Earth”, qualidade essa explorada agora até à exaustão.

Tarot Sport é, nessa exploração, o passo em frente. Depois da abstracção melódica, agora dão-nos algo bem palpável, igualmente simples na forma, identicamente repetitivo, mas com um absurdo de melodias inesquecíveis ao colo. O segundo grande disco deste ingleses começa logo a dar cartas desde o primeiro segundo, com o excelente “Surf Solar” e a partir daí, sempre, na mesma auto-estrada, as melodias levam-nos em velocidade, numa espécie de Godspeed You! Black Emperor com Giorgio Moroder a comandar, em caminhos paralelamente percorridos, cada um à sua maneira, por M83, Ulrich Schnauss ou The Field.

Curioso também o título de uma das faixas, “The Lisbon Maru”, não só pelo nome familiar, mas também porque se recria com um dos samples da já citada “SLFPE” do 1º álbum, demonstrando exactamente, a ponte que criaram entre a lentidão suspense de antes e a velocidade cavalgadora de agora. É notório que encontraram um rumo e que o querem explorar em grande. Nisto, vêm os extasiantes “Olympians”, "Space Mountain" e o resto. É impossível, tal como se provou com os Fuck Buttons ao vivo, não dançar até cair com esta música tribal, cinemática, infinita, que ainda se adocica mais com o rebuçado "Phamtom Limb", exultante e aparente homenagem esquizofrénica a uns Liquid Liquid que nunca foram menos esquizofrénicos. Destaque também para a límpida produção de Andrew Weatherall, velhinho mago que construíu com os Primal Scream o ainda hoje extraordinário Screamadelica. Um dos melhores álbuns de 2009, um tarot recomendado para o zoodíaco inteiro, de Capricórnio a Sagitário.


Nuno Leal
nunleal@gmail.com
04/12/2009