bodyspace.net


Aoki Takamasa RN Rhythm-Variations

2009
Raster-Noton


Mais tarde ou mais cedo, a Raster-Noton era obrigada a libertar-se daquele “som da casaâ€, que trata o glitch como a farra dos aparelhos de escritório e que lança blips numa cascata comparável à que faz chover os valores da bolsa. Felizmente, têm sido cada vez mais os sintomas de uma Raster-Noton mais quente, e Frank Bretschneider já não está só na aproximação aos super-produtores de hip-hop. Byetone segue de perto esse rasto e o seu último álbum, Deathofatypographer, abre portas para um disco de hip-hop cerebral como a Europa nunca conheceu. Mas o amanhã é tarde demais e Aoki Takamasa não esperou para largar fogo a este petardo de groove retalhado.

A seu cargo, RN Rhythm-Variations é o terceiro EP (12â€) na série Unun, que a Raster-Noton disponibiliza em formato mp3 e em vinil de tiragem limitada (o primeiro de NHK esgotou num ápice). E, sem muitos rodeios, RN Rhythm-Variations assegura-nos que Aoki Takamasa esqueceu o seu lado mais mole, ligado ao glitch-hop, para evocar a música booty que dá tesão aos Estados Unidos. Desta vez, o produtor japonês deixou cair a elegância, que adornou a voz sensual de Tujiko Noriko no datado 28, para ficar com as mãos livres para o fat beat e peneirice de puto genial que fazem de “RN4-09 DL†um trunfo secreto para sets esclarecidos de hip-hop (espero que estejas a ler, Mr.Mute).

Como já se percebeu, é assumida a posição de ataque deste Aoki Takamasa. O ritmo é agitado em câmara e a bala dispara um funk que não desonraria o mais robótico George Clinton ao ver a nave-mãe aterrar. Estejamos então atentos enquanto o Aoki ‘tá com a mão na massa.


Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
16/11/2009