Quiseram os aficionados e as enciclopĂ©dias estabelecer o drone como nome para aquilo que, na mĂșsica, representa a perpetuação contĂnua de uma nota ou de um acorde, nĂŁo deixando o termo de albergar tambĂ©m o ruĂdo mais amorfo. AlĂ©m disso, o drone permanece, desde sempre, associado a experiĂȘncias de imersĂŁo em som puro e ao que isso tem de transcendental. A introdução (bĂĄsica) Ă© necessĂĄria, quando em mĂŁos se encontra Filaments & Voids, tese armazenada em disco duplo dedicada Ă influĂȘncia do silĂȘncio no drone, e vice-versa. Um destemido Kenneth Kirschner opta uma vez mais pelo piano, que Ă©, desde hĂĄ muito, o seu instrumento-laboratĂłrio, para questionar e atĂ© subverter o drone.
Submisso a um dos muitos mecanismos pendulares, o piano âvai e vemâ em duas das etapas de Filaments & Voids. Com isso, o drone passa a ser intermitente e sensĂvel a transformaçÔes a cada vez que esconde o rosto. Na prĂĄtica, a rotatividade, verificada nos 73 minutos de âMarch 16, 2006â, forma um quarto escuro, em que as diferentes transfiguraçÔes do piano pairam como pirilampos. Nada Ă© garantido. Nem sequer a tendĂȘncia benigna ou maligna de um piano, que tantas vezes oscila entre a melancolia desfalecente de William Basinski e outras incursĂ”es mais negras.
Por outro lado, quando o silĂȘncio Ă© apenas sugestĂŁo, Filaments & Voids fica suspenso. A segunda peça (âSeptember 11, 1996â), por exemplo, nunca deixa que o silĂȘncio assente por completo, pois esmorece deixando cauda e ergue-se novamente antes de interromper as nuances de piano adulterado.
E Ă© assim que dois discos fĂsicos contribuem para a formação de dois discos mentais distintos: um formado pelo silĂȘncio, como estĂmulo para um drone imaginĂĄrio, e outro composto pelo drone concreto perturbado pela omissĂŁo. Embora tudo isto pareça chato em palavras, Kenneth Kirschner conseguiu salientar quatro perspectivas diferentes para quebrar com o dogma do drone. Filaments & Voids nĂŁo deixarĂĄ, mesmo assim, de ser um disco facultativo, mas um daqueles que abre espaços no preconceito, um pouco como o silĂȘncio no murmĂșrio do drone.