bodyspace.net


My Brightest Diamond A Thousand Shark's Teeth

2008
Asthmatic Kitty / Sabotage


No seu primeiro disco Shara Worden surgia na capa acariciando um cavalo numa imagem em tudo ilustrativa daquilo que se passava dentro do disco. Neste novo disco a capa tem uma imagem igualmente forte. Em tamanho reduzido, um escadote, um acordeão (talvez uma referência ao seu pai, campeão nacional do género) e uma mulher como que mostrando sublinhar a relatividade das coisas e a perspectiva de um humano em tão imenso universo. Dentro, A Thousand Shark's Teeth é aquilo que se imaginava de alguém que assinou um disco como Bring Me The Workhorse: canções ora viscerais, ora luminosas: mas invariavelmente intensas.

“Inside a Boy” é instantaneamente, e logo a abrir o disco, uma prova de fogo e vitalidade. Crua, directa e um tudo ou nada furiosa, a opener do segundo disco da senhora de Brooklyn, exibe muitos e bons pontos de interesse: a voz sempre urgente (não será para todos, mas a sua força é indiscutível), as guitarras irascíveis e a beleza a querer fugir ali ao fundo nas cordas e no que sobra dos instrumentos. “Ice & the Storm” é o oposto. Sempre serena, vai-se construindo plana – com percussão esparsa e harpa – e sem que se dê por isso explode calmamente numa beleza inquietante (desculpem os ziguezagues). As cordas ajudam, é certo, mas a voz de Shara Worden impressiona ainda mais.

“If I Were a Queen” confirma um inicio de disco perfeito. Mais sossegada e minimal do que qualquer outra – por vezes quase a cappella – vai permitindo a graça a arranjos cuidados de cordas e alguma luz. Pode não ser tão forte como o inicio, mas o que resta de A Thousand Shark's Teeth - e são mais 8 canções – não são canções para encher chouriços. A intensidade continua, e também as canções com arranjos cuidados – há ainda marimbas, vibrafones, clarinetes e outros instrumentos de sopro. Há canções como “Like a Sieve”, género de cantar da sereia por entre tonalidades nem sempre associadas a estas andanças. Por tudo isto – e mais alguma coisa - A Thousand Shark's Teeth é um disco para ir descobrindo ao ritmo de cada um.


André Gomes
andregomes@bodyspace.net
08/09/2008