O crescente sufoco urbano vivido no JapĂŁo pode bem ser o factor que mais directamente leva a que a mĂşsica electro-acĂşstica desse paĂs persista em evocar paisagens naturais ou, se se preferir, terrenos virgens propĂcios Ă quele germinar auroral que se descobre Ă s guitarras e processamentos digitais que se movem com a mesma lentidĂŁo do sol nascente. Hau, o primeiro disco a cargo do par Opitope, nĂŁo dista muito do que se espera de um trabalho centrado na electro-acĂşstica e integra-se nessa mesma linhagem de discos que emitem secretamente convites Ă vida no campo: nĂŁo basta um bonsai Ă varanda de uma janela para se confiar a um vaso a ilusĂŁo de que a cidade está longe.
Hau virtualiza melhor essa evasĂŁo mental ao contar com o labor delicado de Chihei Hatakeyama – ele que, com a ajuda de Tomoyoshi Date, volta a partir do silĂŞncio como tela em branco para reproduções vagas de um cenário natural ileso Ă s marcas do progresso. Assim já acontecia em Minima Moralia, lançado o ano passado pela atenta Kranky, e assim se verifica de novo em Hau, com a operação de algumas variações formais. Os prĂłprios tĂtulos de ambos os discos remetem para a mesma simplicidade: ”Bonfire on the Field”, “A Far Room”, “Beside a Well”, “Mist on the Sea”. A bem ver, Hau pode atĂ© ser uma falsa sequela de Minima Moralia.
É, pelo menos, um disco mais ambicioso em termos das estruturas de que dispõe para cultivo moderado: sugere simetria ao salientar o piano a ambas as extremidades e insinua a inversĂŁo Ă s estações do ano com algo a que se poderia chamar de “degelo das melodias” (muito mais compactas e estáticas em “Trees Reflecting on the Surface of the Lake” do que em outros momentos mais avançados). Nos momentos em que levitam mais soltas as partĂculas extraĂdas Ă electrĂłnica e vibrafone, seguem-se o rasto aos pirilampos tonais produzidos com o mesmo Ămpeto que movia os ratos em perseguição da flauta de Hamelin. Tudo em Hau transita em circuito cĂclico admitido pelos prĂłprios criadores do disco no breve texto que acompanha o seu press-release.