ÚLTIMAS
Do alto de Barroselas, quatro décadas de peso vos contemplam
· 22 Abr 2019 · 15:12 ·


Godflesh

Chegou aquela altura do ano; a altura em que boa parte da comunidade metaleira faz as malas e se põe na estrada, rumo à mais bela das regiões portuguesas, o Minho (continentalmente falando, claro: teremos sempre São Miguel). É a altura de SWR, o festival que celebra este ano 22 edições, sempre repletas de peso. E esta vale tanto ou mais que as outras. Sim, isto é um velho cliché... Mas é também verdadeiro.

Ao longo de quatro dias, de quinta-feira a domingo, irão passar por Barroselas quatro décadas de metal. Ora vejamos: os anos 80 serão bem representados pelos Godflesh, cujo Streetcleaner (marco fundamental na história do metal e influência para muito boa gente que vai a Roadburns e Amplifests) celebra este ano 30 desde o seu lançamento, e que ainda não apresentaram os temas de Post Self (2017) em Portugal, e pelos Saint Vitus, gigantes em pântanos diferentes (estes com muito mais erva, se é que me entendem), e que têm um novo álbum aí a chegar, homónimo.

Saltando até aos anos 90, encontramos o death metal dos Benediction e Vomitory, e uns anos mais à frente - já após o início do novo milénio - o dos Black Dahlia Murder, que virão mostrar Nightbringers (2017). A "nova vaga" estará bem representada por nomes como, por exemplo, os Serrabulho, que são sempre uma festa. E há ainda Arkhon Infaustus, Scúru Fitchádu, Grog, Morte Incandescente, Demilich ou os grandes Craft e Midnight na ementa, para além das inevitáveis papas, da imprescindível chanfana e, se o Grande Bode quiser, da lampreia que alguns andam a tentar devorar há anos no local onde ela sabe melhor.

Os bilhetes para o SWR estão à venda em todos os locais habituais e custam entre 38€ (diário) e 78€ (passe). Informações sobre onde ficar a dormir (se forem meninos e não acamparem) e coisas várias estão aqui. A playlist de aquecimento está aí em baixo. O pedido fica em caps lock: PAGUEM STEELS.

Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros