ÚLTIMAS
Topes Ilustres 2017 - Mariano Marovatto
· 22 Dez 2017 · 16:43 ·


A recepção crítica do meu Selvagem. Jamais imaginei que o álbum de canções mais “esquisito” que gravei até então fosse o melhor recebido e mais amplamente divulgado pelos media. Foram resenhas positivas de jornais e revistas dos Açores ao Rio Grande do Sul, do Porto ao Recife, do Rio de Janeiro ao Rio Tejo. Rádios do Havaí ao Tenessee, sites do Japão ao Togo. Um feito e tanto para um disquinho de 15 minutos.

Saber que estiveram entre os ouvintes do Selvagem Riuychi Sakamoto e Eduardo Lourenço, pessoas que prezo imensamente.

Descobrir a música de portugueses (que agora são parte do meu cotidiano) e que me eram desconhecidos no Brasil como: Zeca Afonso, António Variações, Né Ladeiras, Lula Pena, Norberto Lobo.

Descobrir, graças ao incrível e sensível amigo Kalaf Epalanga, a história, as estórias, as canções e os meandros da música luso-africana (ou seria afro-lusitana?) também tão desconhecidas do lado de lá do Atlântico.

Descobrir que o Brasil precisa urgentemente escutar muita coisa cantada em português para além de si.

Na poesia, ler a Ana Hatherly, o Daniel Jonas, Raquel Nobre Guerra, Miguel Manso, Miguel Cardoso e a Ana Estaregui. Reler e ler as novidades da Marília Garcia e do Ismar Tirelli Neto.

Mas do lado de lá, as coisas reagem magistralmente ao abismo Temer. Das que mais me tocaram, musicalmente, feitas no Brasil destaco:

- O Action Lekking do amigo mestre Negro Leo, antena, gênio, orgulho.

- O canto do maior cantor da minha geração, Filipe Catto, naturalmente, no seu disco mais recente Catto (que, aliás, possui a melhor versão já feita por um brasileiro de uma canção portuguesa: “Canção de Engate”)

- Do Brasil que vive do lado de cá do oceano, destaque para o ano brilhante do meu parceiro Luca Argel e seu Bandeira em terras portuguesas.

Dos concertos de 2017: Ver em Lisboa, finalmente, a Julia Holter, meu crush de anos.

Por fim ler, em sequência, Uma História do Samba, de Lira Neto, Também os Brancos Sabem Dançar, de Kalaf Epalanga, e História do Fado, de Pinto de Carvalho.

Mariano Marovatto

Parceiros