ÚLTIMAS
Silêncio que se vai fazer silêncio
· 26 Jun 2012 · 00:55 ·


Começa já hoje o Festival Silêncio, em Lisboa. De 26 de Junho a 1 de Julho faz-se primeiro silêncio para depois se ouvir e privilegiar a palavra. Nesse processo, a música terá um lugar muito especial. Vamos apontar alguns pontos altos: Filho da Mãe + Hélio Morais + Quim Albergaria + Kalaf = Irmãos Demónio, num concerto em que "a palavra vai estar presente em textos que são uma recolha informal do que os autores consideram ser uma leitura contemporânea do que se escreve e diz em português hoje". É no Musixbox já amanhã e promete.

Dia 29 de Junho, 22h00, Cinema São Jorge. Rodrigo Leão + Gabriel Gomes + Viviena Tupikova + Sandra Martins + Miguel Borges, com imagens de Ilda David. Em palco estará o espectáculo do colectivo Os Poetas, com um único disco editado em 1997. Avisa a organização que à música imensa das palavras de Herberto Helder ou Mário Cesariny juntam-se nesta nova formação poemas de António Ramos Rosa, Al Berto ou Adília Lopes. Mais um que promete.

Ainda o dia 29 de Junho, mas agora no Musicbox, 23:30. Apresentar-se-ão os 2morrows Victory, um colectivo de hip hop e spoken word do sudoeste de Londres, fundado por Rafael Powell e Greg B, que vão apresentar música influenciada por nomes tão distintos como Madlib, Little Dragon, Coldplay e James Blake. Passado uma hora a portuense Capicua vai dizer das suas.

Dia 30, 22h00, de novo no Cinema São Jorge, os Pop Dell´ Arte apresentam Neurotycon, o nome de um espectáculo original de spoken word da autoria da banda lisboeta. Diz que na segunda parte do espectáculo a banda apresentará alguns dos clássicos da sua carreira, como “Querelle”, “Sonhos Pop” ou “My Rat Ta-Ta”. No dia 1 de Julho, a fechar o festival, no Cinema São Jorge, os Mão Morta sobem a palco para um espectáculo com uma forte componente de spoken word. A primeira parte será assegurada por Joshua Idehen.

Mas há muito mais para descobrir no festival Silêncio. Atrevam-se a descobrir clicando aqui para ver site oficial do certame. Shiu. Pouco barulho.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros