ÚLTIMAS
A Web de Legowelt
· 19 Set 2011 · 19:13 ·


Para alguém com uma catálogo tão extenso, um gajo como o Danny Wolfers sempre se pareceu mais com aqueles artistas de culto amplamente citados por outros músicos, do que alguém com uma obra devidamente reconhecida. "Disco Rout" é clássica no sentido mais lúdico da coisa, mas no meio de tanta hiperactividade torna-se difícil assegurar alguma perenidade. Cultor da electrónica na intersecção entre a Autobahn e a Trax com particular fascínio pelos processos pré-laptop enquanto statement, o músico holandês tem vindo a pavimentar/dinamitar uma carreira pejada de pseudónimos de onde se destaca o incontornável Legowelt.

Sempre imune a tendências mais mercantilistas e com um sentido de humor muito "sui generis" (grosseiro até), Legowelt pode estar agora em sintonia com o revival das TR-808 e TB-303, mas não perdeu o seu sarcasmo para com qualquer tipo de bandwagon. Quem ler o texto introdutório a TEAC Life pode muito bem ficar irritado com tanto ressabianço para com inimigos anónimos (será que se está a referir a alguém como o Nicholas Jaar?), mas faz tudo parte da estética de alguém que mantém um site em HTML como se ainda estivéssemos em 1999 e homenageia o lendário gravador de cassetes no título do seu último álbum.

Disponível para download gratuito, TEAC Life são duas horas de Legowelt a fazer aquilo que sempre fez, antes de toda uma legião de miúdos descobrirem os clássicos de Chicago e as potencialidades das máquinas maravilha da Roland. Fluindo como um daqueles programas de rádio nocturnos infinitos, TEAC Life vale tanto pela sua intransigência como por alinhar com uma vivacidade determinada todo um sentido/sentimento para a música de dança que parece irremediavelmente perdido no meio de tanto rehash difuso. Tão óbvio e funcional como seria esperado, e tão bom quanto possível nessa demanda. É passar por aqui para lavar os olhos e aproveitar para descarregar o álbum. Em havendo tempo, haverá certamente um momento para o qual este disco está talhado.

Bruno Silva
celasdeathsquad@gmail.com

Parceiros