ÚLTIMAS
Discos e mais discos: TV On The Radio, Pantha Du Prince, Black Devil Disco Club, Holy Ghost!
· 09 Fev 2011 · 23:09 ·


E siga mais uma pequena lista de novidades com nomes que nos irão entreter nos próximos tempos. Comecemos pelo regresso aos originais dos nova-iorquinos TV On The Radio que, depois do aclamado Dear Science, de 2008, se preparam nesta Primavera para editar Nine Types of Light, disco do qual pouco se sabe mas que definitivamente terminará com um longo silêncio que permitiu, por exemplo, o desenvolvimento de trabalhos a solo de David Sitek. Também já se sabe que uma digressão está a ser preparada, arrancando provavelmente no dia 13 de Abril no Radio City Music Hall, a única data de regresso aos palcos prevista até ao momento.

De regresso as edições está, também, o alemão Pantha Du Prince. Mas não aos originais. Depois de Black Noise, editado praticamente há um ano, Hendrik Weber partilha agora connosco XI Versions of Black Noise. E sim, não tem nada que enganar: trata-se de um disco de remisturas. Com data de lançamento previsto para 19 de Abril – pela Rough Trade –, XI Versions of Black Noise tem no alinhamento alguns dos mais distintos músicos ou produtores do momento, todos eles bem conhecidos por terem visões singulares da actual cena musical. Entre uns "remisturadores" mais conhecidos e outros menos constam nomes como Moritz Von Oswald, Carsten Jost, Lawrence, Four Tet, Efdemin ou os grandes Animal Collective.

Quem, finalmente, dá ar das suas graças é o obscuro produtor francês Bernard Fevre, mais conhecido por Black Devil Disco Club. Catapultado por Aphex Twin do buraco onde permanecia esquecido há décadas, Disco Club, de 1978, foi reeditado pela Rehplex em 2004 dando a conhecer uma sonoridade electro/ disco que para muitos estava – à data da edição original – à frente do seu tempo. Pouco tempo depois, outro disco surgia misteriosamente: 28 After. Disco Club, apesar de algum secretismo, tinha uma data específica que permitia o enquadramento no tempo, mas com 28 After, de 2006, ficou por esclarecer a data de produção do disco; valeu pela excelência e primor de um disco que estava tudo menos datado. Praticamente 5 anos depois, e alguns mini-álbuns e compilações pelo meio, Bernard Fevre edita um novo trabalho; chama-se Circus e conhecerá os escaparates também em Abril. Os temas, alguns deles com participações de vocalistas actuais, suspeitam-se que sejam novos, mas vindo de quem vem, futuras especulações não serão de estranhar. Jon Spencer (Blues Explosion), Claire Evans (YACHT), Nancy Sinatra, Michael Lovett e Afrika Bambaataa (uma grande lenda viva do hip-hop) são alguns dos nomes que irão enriquecer Circus.

Para terminar, e continuando a preencher a agenda do mês de Abril, também os divertidos Holy Ghost! se preparam para editar um disco, desta feita, o disco de estreia. A editar 12" desde 2007, os jovens Alex Frankel e Nicholas Millhiser editarão o disco homónimo, via DFA Records, com um alinhamento onde, naturalmente, se irão destacar temas novos, mas também alguns temas já antes editados em EPs. Da Primavera não há nada a temer: siga o festim, amigos.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com

Parceiros