ÚLTIMAS
O Barreiro Outras Músicas 2010 é mem’bom!
· 17 Set 2010 · 20:50 ·


Quantidade não é definitivamente qualidade e aí está o Barreiro Outras Músicas 2010 para assegurar um dos mais insuperáveis cartazes do ano com apenas seis presenças: The Hidden Cookie, Lula Pena, Halloween, Anti-pop Consortium, Tigrala e Oval. Ovação de pé. Apostando novamente numa forte combinação de artistas nacionais e internacionais, a quarta edição do BOM confirma o excelente critério cultural do Barreiro ao trazer até à margem sul uma mão cheia de nomes de absoluta pertinência artística actual.

Importa referir também que grande parte dos nomes confirmados no BOM encontram-se neste preciso ano a viver momentos especialmente inspirados e notáveis. É esse o caso de Oval (Markus Popp), que, depois de praticamente ter criado a noção de glitch e a sua pacificação nas ondas de Diskont, volta a reinventar-se num ano que o vê de regresso aos (bons) discos com o mini-álbum Oh e o duplo O. O Bodyspace revelará mais sobre os novos métodos físicos de Oval nos próximos dias, sendo que esta aproximação do músico alemão aos instrumentos garante que, no Barreiro, não assistiremos a um concerto de produtor a mexer num laptop.

De resto, a noite de sábado no BOM promete ser de rap e colhões com a aparição daquele que será muito provavelmente o grande MC da actualidade na tuga: Halloween, pois claro, e as suas rimas sobre a vida louca num bairro de Odivelas (zona de “tirantes†e “drives em viaturas furtadasâ€). Ainda que o novo álbum permaneça ainda envolto num misto de confusão e mito, o clássico underground Projecto Mary Witch explica o porquê de Halloween ser uma referência no hip-hop nacional e um verdadeiro herói em Angola (onde esteve em palco sem ser roubado). Na noite de Halloween actuam também os nova-iorquinos Anti-pop Consortium, que fundiram o hip-hop e a electrónica avançada, com o visionário Arrythmia (lançado em 2002 pela Warp), e que regressaram o ano passado ao activo com um Fluorescent Black, que em nada defrauda o legado edificado por High Priest, Beans e companhia.

O BOM decorre no Auditório Municipal Augusto Cabrita do Barreiro, durante os dias 24, 25 e 26 de Setembro, e o bilhete diário vale sete euros e meio, enquanto que o passe é quase dado ao preço de quinze euros. O cartaz completo é o seguinte:

24 de Setembro
The Hidden Cookie
Lula Pena

25 de Setembro
Halloween
Anti-pop Consortium

26 de Setembro
Tigrala
Oval
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros