ÚLTIMAS
PAUS estreiam-se nos telediscos com kuduro num Onda Parque em ruínas
· 30 Abr 2010 · 16:24 ·


É uma imagem digna de figurar em Ruínas. Mas onde o documentário de Manuel Mozos é silêncio, o teledisco de "Mudo e Surdo" é todo ele energia a crepitar, aquele tipo de optimismo à flor da pele própria de malta do hardcore e dança, muita dança. O local é o Onda Parque, na Costa da Caparica, que Joaquim Albergaria, um dos dois bateristas dos PAUS, "um monumento ao hedonismo veraneante pré-ASAE e desastre do Aquaparque". Apesar de abandonado, o local é "muito bonito", diz ao Bodyspace.

O vídeo, realizado por Bruno Ferreira, conta com as danças dos Pupilos do Kuduro, em versão slow motion. "O [baixista] Makoto descobriu-os a ensaiar à porta do [estúdio] Black Sheep, no vão de um complexo de garagens, com o som a sair de um telemóvel ou de um discman com colunas de computador", conta.

"Nessa altura estávamos a começar a compor o EP e falou-se logo que era fixe fazer um vídeo com eles", acrescenta. "Depois o Bruno Ferreira, nosso amigo, realizador aí a rebentar, que já tinha realizado o vídeo da 'One Wing Cesna' para os Riding Pânico, disse que queria fazer um vídeo com a nossa música. O universo alinhou-nos. Um 'brainstormezito' depois, estava decidido que íamos para as ruínas do Ondaparque, com os Pupilos do Kuduro enquanto alguns seniores, em toda a sua calma e indiferença, jogavam damas e dominó. Simples."

"A beleza do resultado, para mim, está na 'organicidade' das prestações de todos os participantes: os dançarinos decidiam o que fazer antes de cada take, e aos velhotes não foi dada qualquer direcção", conclui.

"Mudo e Surdo" é o primeiro single do EP de estreia dos lisboetas, agendado para Junho.
Pedro Rios
pedrosantosrios@gmail.com

Parceiros