ÚLTIMAS
Pedro Magina, Bill Orcutt e DJ Ride animam o Record Store Day da Flur
· 12 Abr 2010 · 20:23 ·


Não devia ser assim, mas a loja de discos tradicional já merece o seu próprio dia de celebração em vários pontos do mundo. Entre outras coisas, o Record Store Day (vou evitar a tradução parva) tem servido como pretexto para o lançamento de algumas edições exclusivas (lá fora) e também para relembrar como é porreiro comprar o disco físico junto de quem trata a música com um afecto personalizado e especial, que não existe certamente nas grandes plataformas e muito menos nas lojas online (este é o meu melhor parecer Chomsky). Como uma das poucas lojas tradicionais de discos, que ainda resiste honrosamente em Lisboa, a Flur festeja desde o ano passado o Record Store Day nas suas instalações, em Santa Apolónia.

O ano passado o dia foi animado por gente como os Aquaparque (com calma, mas à campeão) e a dupla Samuel Úria e B Fachada (classe e mais classe). Na edição deste ano, a decorrer no dia 17 de Abril (sábado), Pedro Magina, dos Aquaparque, regressa à Flur em modo Nazca Lines e pronto para viajar pela memória do futebol da Divisão de Honra através de alguns teclados marados. Ainda na crista de Psychedelic Sound Wives, o prodigioso DJ Ride promete abanar os rabos in da house com um delicioso scratch de escola.

Enquanto convidado internacional, Bill Orcutt demonstrará, num valioso showcase, como uma guitarra acústica pode pagar velhas dívidas com novos métodos. Contas essas que Bill tem vindo a herdar desde os tempos nos Harry Pussy, sala de pânico, que cruzava o mais duro punk hardcore com o free jazz, numa Miami muito mais habituada a ritmos latinos “ricos e suaves”. Os concertos a sério do próprio estão marcados para o dia 16, na Culturgest do Porto, e dia 17, no sempre calmíssimo Museu do Chiado, em Lisboa.

O Record Store Day da Flur ficará completo com uma promoção exclusiva do dia, gente simpática no balcão, DJ sets diversos e visitas guiadas de capas de LP conduzidas pelo patrão Rui Miguel Abreu, que é tão implacável a falar sobre discos como a dar lições a colunistas absolutamente equivocados na abordagem ao hip-hop.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros