ÚLTIMAS
Sensational e Spectre trazem um hip-hop cosa nostra ao Plano B e ZDB
· 05 Abr 2010 · 13:48 ·


Numa rara e valiosa digressão europeia, Sensational (o MC) e Spectre (o produtor) ensaiam a transcendência e o feitiço de um hip-hop único no Plano B (Porto) e Galeria Zé dos Bois (Lisboa), nos próximos dias 15 e 16 de Abril, respectivamente. Ambas as datas contarão com a presença do MC Black Chamaleon (sócio habitual de Spectre), enquanto a noite do Plano B receberá também os Fujako e Faca Monstro, nomes sonantes do colectivo Soopa (a viver um grave caso de polícia por estes dias). Aqui ficam algumas palavras sobre o magnífico Sensational:

Por cada semelhança que Sensational mantém com o MC comum, existem pelo menos cinco características que o singularizam na história recente do hip-hop. Se é verdade que partilha do mesmo apetite por dinheiro, mulheres e soberania territorial, não é menos exacto apontá-lo como um dos mais genuínos e inconfundíveis espíritos livres do género, ao lado de Old Dirty Bastard (descansa em paz) e Doom. Sensational é, ao mesmo tempo, um “freakstyler” (mestre num léxico só seu) e um “freestyler”, até porque parece não ser capaz de outra coisa. Avessas ao sample fácil e gravadas com um número limitado de pistas, as suas músicas abrem janelas sobre um universo paralelo (desarrumado para nós, orgânico para o próprio), enquanto documentam a expansão mental de alguém criativamente estimulado pela melhor erva de Brooklyn.

Para trás, ficam as lendárias sessões com a verdadeira crew Jungle Brothers, um Get On My Page na Ipecac de Mike Patton e a perseverança de quem nunca abdicou da sua visão para estar no jogo. Depois de muitos anos de parcerias na casa-mãe Wordsound, Sensational e Spectre (ele próprio uma enciclopédia de hip-hop à parte) colaboram finalmente a tempo inteiro na novidade Acid & Bass. Entretanto, a consagração esteve à espreita quando Sensational foi capa da Wire em Dezembro passado. Clássico subterrâneo:

Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Parceiros