RETRO MANÍA
Software, Digital Dance
· 09 Nov 2015 · 15:08 ·
É tempo de fazer um upgrade ao nosso software enciclopédico-musical.


Os Software são Peter Mergener e Michale Weisser, um duo germânico muito interessante e bastante desconhecido (that’s how we like it!), que começaram a lançar peças de electrónica a partir do ano de Orwell e da Apple: 1984. No início, divididos entre se chamar Mergener & Weisser ou Software, trilharam caminhos Tangerine Dreamícos, como parte da herança hardware berlinense, nada fácil de fugir, ou não estivessem eles numa editora que lançava discos de Klaus Schulze, a Innovative Communication. Mas o ripa na rapaquecatrónico e raison d’être deste artigo é uma pecinha de 1988. Digital Dance . Aqui já assumida e enigmaticamente chamados de Software, fizeram talvez o primeiro artefacto vaporwave da história. Se por enquanto não o consigo provar, a verdade é que o que provei é saboroso.

Trópicos pixelizados de vai e vens marítimos infinitos banhando-nos os circuitos lounge dos neurónios, avenida plena de dopaminas sintetizadas. Sintetizadores, saxofone, percussão minimal. Um disco que é na sua essência e objectivo claramente à frente do seu tempo, numa altura onde o ambient caminhava entre folclores new age umas vezes bem, outras mal, e o techno implodia dentro da cena industrial e noise, a caminho de uma década minimal e raver (os noventas). Em 1988, as bandas sonoras dos jogos também eram apenas bandas sonoras de jogos, e ainda não se apreciava tanto ficar a olhar de cocktail na mão para um electrodoméstico horas a fio a funcionar como hoje.

Contemplar uma ventoinha incansável num dia quente de Miami terra de Vice, oh panca nossa de hoje. Na altura não. Era apenas pormenor de uma série fixe. Hoje, retromaníacos deste e de outros mundos, é um pormaior como dizia o outro. Se Vektroid, James Ferraro, Saint Pepsi, Oneohtrix Point Never, Sun Araw, Com Truise, entre outros, alimentaram o estilo cunhado por Vaporwave com base em premissas retro de recuperação de imaginários digitais e yuppies oitentistas, no fundo, é exactamente a música deste duo Software que recuperaram. Sem este Software, de 2010 em diante não teria sido a mesma coisa e com esta me evaporo...



Nuno Leal
nunleal@gmail.com

Parceiros