RETRO MANÍA
Se um Curtis Mayfield é bom, dois é maravilhoso
· 24 Out 2013 · 17:16 ·
William DeVaughn, uma espécie de Hiper Fly.


Though you may not drive a great big Cadillac

Gangsta whitewalls, 
TV antennas in the back

You may not have a car at all

But remember brothers and sisters

You can still stand tall

Just be thankful for what you got:

Diamond in the back, sunroof top

Diggin' the scene with a gangsta lean uh-uh
 
Nasceu “A Cadillac Don’t Come Easy” mas o seu autor e intérprete William DeVaughn mudou o nome para “Be Thankful For What You Got”. Eis um dos maiores clássicos de sempre do R&B, soul e funk, com covers de Arthur Lee, Donovan Carlos, Bunny Clarke, Winston Curtis, Massive Attack, Yo La Tengo. Samplada por N.W.A. em “Gangsta, Gangsta”, Ludacris em “Diamond in the Back” e Ice Cube “Stand Tall”. Também um dos maiores mitos urbanos da história da música que urge desmentir. Parece, mas não é de Curtis Mayfield. OK, não é tão grave como fazer uma confusão entre Curtis e achar que o “Love Will Tear Us Apart” é do Mayfield quando é do Ian. É 99,9% improvável alguém um dia fazer essa confusão. Agora achar que “Be Thankful For What You Got” é do Mayfield é mais que provável, aconteceu e ainda acontece mesmo muitas vezes, o que apesar de imperdoável é algo compreensível: surgiu em 1972, ano do mítico e popular “Super Fly”. A letra é igualmente uma narrativa social, com aquele toque brother-moralista completamente na onda dele, e a voz e a música parecem tiradas a papel-químico do majestoso <i>Curtis<i/>.
 
Ainda para mais o Youtube não ajuda nada à clarificação, com vários melómanos online a persistirem em ora colocar o tema sob alçada de Curtis, ora comentar em quem põe como de William, criando nos comentários autênticas guerras de clarificação. E depois, a letra é tão boa quanto o título é desconhecido, o que deu origem a renomeações: uns chamam-na “Gangster White Walls”, outros “Diamonds in the Back”, há de tudo. E para ajudar á festa da confusão, há muitos que juram a pés juntos que a cover do Curtis é melhor que a de William. Mas sorry guys não há sequer a cover, apenas o original, soberbo, e uma versão “disco” posterior e mais fraquinha, mais FM. Ambas do William DeVaughn que pertencem a um conjunto de outros clássicos do obliterado artista que urgem serem descobertos para o seu nome DeVaughn conviver finalmente em playlists ao lado do seu sósia vocal Mayfield, mas também Isaac Hayes, Marvin Gaye, Al Green, Terry Callier, Teddy Pendergrass, Barry White, entre tantos outros.
 








Nuno Leal
nunleal@gmail.com

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