Ao Vivo Mão Morta

publicado em 02 Mai 2010 - 20:46

Bookmark and Share

Mão Morta
Coliseu dos Recreios, Lisboa
29 Abr 2010

Queixas musicais num concerto de Mão Morta com 2 horas de duração e 23 canções, com sábia e ponderada mistura de canções (bem recebidas) do novo “Pesadelo Em Peluche” com clássicos como “Anarquista Duval”, “Amesterdão” ou “Tu Disseste”, só se forem daquelas do tipo “Num concerto deles falta sempre alguma”. E o povo concordou, a julgar pela maneira como exigiu a não tocada “Lisboa”. Ou seja, os fãs de longa data (onde estão os de nova data, a sério?) que deram um aspecto respeitável, embora não de enchente, ao Coliseu, viram por bem empregues os 20 Euros pagos à entrada. Espero que o facto da presença dos Mão Morta no Alive só ter sido anunciada no dia seguinte seja uma coincidência. Porque sabe-se como é isto de dar dinheiro por bandas portuguesas. “Depois vê-se num festival”, e tá a andar.

Enfim, foi com o brinde de boas-vindas de “Oub’la” e “E Se Depois” que Adolfo Luxúria Canibal, Miguel Pedro, Sapo, António Rafael, Joana Longobardi e Vasco Vaz (tão parecido com Anton Chigurh, personagem de Javier Bardem em “No Country For Old Men”) cumprimentaram o seu público, antes de passar às novidades. E desde logo se anteveram duas coisas: primeiro – Que aquilo ia ser um concerto rock à Mão Morta, com a temperatura e a pressão elevadas ; segundo – Que era bom que várias pessoas começassem mesmo a sério a saltar ao mesmo tempo, ainda que isso obrigasse o autor destas linhas, pouco adepto de participações em moshadas, a sair do lugar de boa visibilidade perto do palco em que se encontrava. Porque se uns têm, os Mão Morta também merecem tê-lo. Porque há muito que são, e continuam a ser, a melhor banda portuguesa. Porque o seu som é tão único como o dos recentes visitantes da sala, Sonic Youth.

Adolfo Luxúria Canibal veio de casaco e camisa desta vez, mas não deixou os movimentos convulsivos em casa, contorcendo-se à grande palco afora. Nick Cave sempre esteve perto de si, desde os tempos em que os Birthday Party eram mencionados como influência. Hoje, Cave vem de fato completo para o palco, sem desmerecimento para a sua música. Adolfo também envelheceu, só que o olhar que deita enquanto canta “Cão da Morte”, “Teoria da Conspiração” ou “Barcelona” ainda é demasiado indomável. Esta música ainda não faz autópsias, nem funerais. O sangue ainda corre fresco, o corpo ainda não arrefeceu. E se é impensável não destacar Adolfo, seria um crime deixar de fora o resto da banda. Os Mão Morta têm uma série de riffs fabulosos. Não há outra banda em Portugal como riffs como os de “Oub’la” ou “Anarquista Duval”, onde células bastardas de punk, metal, industrial, post-punk , no wave e bom e velho rock foram deixadas a absorver ácido até merecerem ser assobiados por membros da Deadly VIper Assassination Squad de “Kill Bill”.

E o concerto avançou por entre visitas de Fernando Ribeiro (em “Como Um Vampiro), cânticos a pedir “1 de Novembro”, que foram satisfeitos, pseudo-enrabanços entre ALC e Vasco Vaz, o povo a cantarolar o refrão de “Tiago Capitão” já depois do fim da mesma, e a música sempre a soar fresca e imponente. Foram precisos três encores, o último com “Velocidade Escaldante” e a estranha celebração hedonista de “Charles Manson”, para que o concerto conhecesse o fim. E no entanto teria sido tão fácil transformar aquilo num delírio absoluto. Cantou-se muito, aplaudiu-se muito, festejou-se muito. Só não se enlouqueceu muito. Ninguém matou a chabala, mas ela não se pode, nem deve, acalmar.

Nuno Proença
nunoproenca@gmail.com

Relacionado

Mão Morta
Discos
Nus
2004
por Pedro Rios em 18 Abr 2004
Entrevistas
Novos cantos do mal
por André Gomes em 03 Jun 2007
Ao Vivo
Noites Ritual Rock 2004
27-28 Ago 2004: Porto
por André Gomes em 27 Ago 2004
Festival Paredes de Coura 2004
17-/20 Ago 2004: Paredes de Coura
por André Gomes em 17 Ago 2004
Festival Heineken Paredes de Coura 2007
13/14/15 Ago 2007: Paredes de Coura
por André Gomes em 13 Ago 2007
Mão Morta / Smix Smox Smux
06 Mar 2009: Teatro Sá da Bandeira, Porto
por Pedro Rios em 07 Mar 2009

Ao Vivo

Mikado Lab & Chris Speed

30 Jul 2010: Galeria Zé Dos Bois, Lisboa

por Nuno Catarino

Mark Knopfler

27 Jul 2010: Campo Pequeno, Lisboa

por Nuno Catarino

Omar Souleyman

13 Jul 2010: Casa da Música, Porto

por André Gomes

Festival Milhões de Festa

23-25 Jul 2010: Praia Fluvial, Barcelos

Super Bock Super Rock

16-18 Jul 2010: Meco

por Gustavo Sampaio

Últimas

Últimas por Paulo Cecílio em 06 Set 2010 - 22:25

Master Musicians of Bukkake em Lisboa e Porto

Últimas por André Gomes em 06 Set 2010 - 22:01

Festival da revista jazz.pt aponta grandes nomes do jazz europeu

Últimas por Rodrigo Nogueira em 06 Set 2010 - 20:52

Kanye West volta à soul acelerada e aos nossos corações

Disco por Nuno Leal em 06 Set 2010 - 09:58

Harlem
Hippies

Últimas por Nuno Catarino em 06 Set 2010 - 00:13

Rentrée ZDB, Setembro e Outubro: Ayler revisitado e muito mais

 

© bodyspace.net 2002-2010