Ao Vivo The Vicious Five + Ex-Models

publicado em 21 Mai 2005 - 08:00

Bookmark and Share

The Vicious Five + Ex-Models
Galeria Zé dos Bois, Lisboa
21 Mai 2005

A extensão da linha azul do Metro de Lisboa até à Galeria Zé dos Bois (sita no Bairro Alto) poderia servir como excelente promessa eleitoral para as próximas autárquicas. Passem por lá os Excelentíssimos perfilados ao Município de Lisboa e decerto que ficarão a par da esperança e alegria com que a turba acorre àquele que já é ponto de passagem obrigatório no roteiro musical alfacinha. O melhor de tudo é saber que ninguém dorme ao relento para garantir entrada na Galeria.

O concerto dos Vicious Five foi generoso no que deu a escutar de Up on the Walls - o álbum a sair em breve pela Loop. Eles já nos tinham precavido: ”Só será revolução se envolver diversão” (tradução livre de “It’s only revolution if you’re having fun”). A agenda futura passará pela propaganda do slogan através de um ligeiro acréscimo melódico servido com a mesma pujança electrizante. Lobotomia operada pela melodia. Amadurecer sem abdicar de personalidade. Arriscar o retro sem correr o risco de soar a nostálgico. Afinal, contra-cultura também é ir contra o que jaz fundamentado e aceite. Os miúdos que se aguentem à bomboca.

Mesmo a actuar sobre um palco que treme como placas tectónicas, o quinteto lisboeta releva-se firme e convicto dos novos cânticos eléctricos que fazem desfilar em parada. A entrada é feita sob toada heróica e fica no ar a suspeição de que "Your Mouth is a Guillotine" pode bem vir a ser o primeiro cartão de visita para o álbum que se avizinha. Os dados estavam lançados e os Vicious Five apostam sempre em números impares. Sai o sete nos quadrados de marfim com “Suicide Club” – precedida de paleio “yogueiro” (como lhe chamou o vocalista Quim) sobre a fragilidade da vida e executada com o mesmo imediatismo e impacto a três tempos do primeiro EP. O onze chega com a novidade orelhuda “Stereo” que serve bem à diversidade do set e às aptidões malabaristas do registo vocal de Quim.

As guitarras ensaiam vertigens, a secção rítmica locomove a máquina de forma imparável, Quim – lavado em suor à terceira música – empolga os ânimos na posição do frontman insaciável e evidencia empenho absoluto (transpondo até as limitações de um microfone teimoso). O entrosamento é uma arma e os Vicious Five reafirmaram assim a condição de incendiários da cena lisboeta. Fica o gosto a aperitivo envenenado e o coração rubro-negro a acusar os primeiros sinais de dependência face ao que lá vem.

Os Liars são uns meninos. Os Ex-Models são apenas dois (a título excepcional) e fazem dez vezes mais barulho. Além disso, o ruído é bem mais credível que as bruxas. Os Ex-Models fazem parte do numeroso contingente freak nova-iorquino e praticam um pós-punk lacrimogéneo ideal para dispersar multidões. Compõem instintivamente bandas-sonoras para versões pornográficas dos mais violentos espécimes da filmografia de Abel Ferrara (Ms.45 e Driller Killer, por exemplo). Alguns viram-lhes as costas após escassos minutos, há quem não arrede pé por curiosidade e alguns rendem-se convertidos. Passa por aí a eficácia da inesquecível prestação que deram a conhecer a uma Zé dos Bois com pouco mais de uma centena de espectadores.

Houve tempo para o novo Chrome Panthers e para um par de passagens por Zoo Psychology. Os Ex-Models parecem não temer o absurdo e prolongam os seus riffs animalescos ao ponto do transe esquecer onde começaram ou onde irão terminar. Com a atitude estupidamente contagiosa dos Devo, o dueto colhe amostras de urina à no wave dos DNA, reduz o stoner a um caco para o tornar numa experiência susceptível de provocar danos irreversíveis e consegue – mesmo que limitado pela escassez de recursos – proporcionar clímaxes traumáticos. Quem assistia da parte de fora da sala (para quem não sabe, a Zé dos Bois separa a banda dos transeuntes por uma vidraça), ficava com a ideia de que os Ex-Models tinham acabado de fugir de um hospício. O palco passava a ser um aquário de piranhas esquizofrénicas ou a Casa Amarela de João César Monteiro.

Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com

Relacionado

The Vicious Five
Discos
The Electric Chants of the Disenchanted
2003
por Pedro Rios em 13 Fev 2004
Up On The Walls
2005
por Miguel Arsénio em 08 Out 2005
Sounds Like Trouble
2008
por Miguel Arsénio em 20 Mar 2008
Entrevistas
Vícios conspirados, púbicas vicissitudes
por Miguel Arsénio em 22 Out 2005
Ao Vivo
Pixies / The Vicious Five
20 Jul 2006: Pavilhão Atlântico, Lisboa
por Miguel Arsénio em 20 Jul 2006
The Vicious Five / Arctic Monkeys
18 Mai 2006: Paradise Garage, Lisboa
por Rodrigo Nogueira em 18 Mai 2006
The Vicious Five
31 Out 2005: Clube Mercado, Lisboa
por Rodrigo Nogueira em 31 Out 2005
Linda Martini / The Vicious Five
13 Out 2005: FLUL, Lisboa
por Rodrigo Nogueira em 13 Out 2005
The Vicious Five
10 Set 2005: Mercado, Lisboa
por Rodrigo Nogueira em 10 Set 2005
Festival Sudoeste 2005
04-07 Ago 2005: Zambujeira do Mar
por em 04 Ago 2005
The Vicious Five
23 Abr 2004: Galeria Zé dos Bois, Lisboa
por Rodrigo Nogueira em 23 Abr 2004
Creamfields
19 Mai 2007: Parque da Bela Vista, Lisboa
por Nuno Catarino em 19 Mai 2007
Oeiras Alive!07
8-10 Jun 2007: Passeio Marítimo de Algés, Algés
por Miguel Arsénio em 08 Jun 2007

Ao Vivo

Mikado Lab & Chris Speed

30 Jul 2010: Galeria Zé Dos Bois, Lisboa

por Nuno Catarino

Mark Knopfler

27 Jul 2010: Campo Pequeno, Lisboa

por Nuno Catarino

Omar Souleyman

13 Jul 2010: Casa da Música, Porto

por André Gomes

Festival Milhões de Festa

23-25 Jul 2010: Praia Fluvial, Barcelos

Super Bock Super Rock

16-18 Jul 2010: Meco

por Gustavo Sampaio

Últimas

Últimas por Paulo Cecílio em 06 Set 2010 - 22:25

Master Musicians of Bukkake em Lisboa e Porto

Últimas por André Gomes em 06 Set 2010 - 22:01

Festival da revista jazz.pt aponta grandes nomes do jazz europeu

Últimas por Rodrigo Nogueira em 06 Set 2010 - 20:52

Kanye West volta à soul acelerada e aos nossos corações

Disco por Nuno Leal em 06 Set 2010 - 09:58

Harlem
Hippies

Últimas por Nuno Catarino em 06 Set 2010 - 00:13

Rentrée ZDB, Setembro e Outubro: Ayler revisitado e muito mais

 

© bodyspace.net 2002-2010