ENTREVISTAS
!!!
Mitos Urbanos
· 09 Abr 2007 · 08:00 ·
A esta altura já não haverá muito mais a dizer acerca dos !!! a não ser que são uma das melhores banda ao vivo que por aí andam. E em disco também não são nada maus. Na verdade, Myth Takes é desde já candidato seguro à categoria de melhor disco do ano. Não são muitas as bandas que conseguem hoje em dia encapsular assim tamanha descarga de energia. Punk-funk em perigo de explosão, ameaça perigosa: assim é Myth Takes, o terceiro disco dos impronunciáveis !!!. Em entrevista, Allan Wilson confessa-se desapontado com Louden Up Now e convencido que Myth Takes é o disco mais conseguido do colectivo norte-americano. Depois do cancelamento dos concertos em Portugal (devido à fraca venda de bilhetes), os !!! prometem tentar tocar em Portugal no próximo Verão. Talvez em Paredes de Coura.
Lançaram o vosso novo disco há poucos dias, o terceiro na vossa carreira. Estão satisfeitos com os resultados de Myth Takes?

Sim, acho que todos concordamos que é o nosso melhor lançamento até à data.

Sentiam-se de alguma forma conscientes que, depois do grande sucesso de Louden Up Now, fazer outro disco seria um grande desafio? Sentiram na pele esse sucesso de Louden Up Now?

Nós ficamos, tal como muitos críticos, desapontados com o Louden Up Now. Lançamos o disco antes de estar realmente terminado. Ao ouvir o disco agora, parece incompleto, especialmente comparado com o Myth Takes. Por isso, para responder à tua questão: não, não sentimos realmente que o Louden Up Now tenha sido um sucesso.

Este novo disco tem a mesma energia do Louden Up Now mas não parece verdadeiramente uma continuação directa do vosso disco. Parece que evitaram fazer mais do mesmo e com sucesso. Concordas?

Absolutamente. Esforçamo-nos ao máximo para evitar os “mythtakes” de Louden up Now. Gravamos mais em disposição de grupo (live), improvisamos mais, e demos muito mais atenção a escrever canções mais coesas.



Um dos elementos deste novo disco é o uso de vozes femininas. Foi um desejo explicito dos !!! ou acabou por acontecer naturalmente?


Bem, pedimos explicitamente à mulher para cantar, por isso não foi nenhum acidente. [risos]

A prova que estão a tentar explorar novos territórios neste disco é a faixa mais calma que fecha o disco, “Infinifold”. Não vos imagino a apresentar esta faixa ao vivo… estou errado?

Estás certo, não tocamos essa faixa ao vivo. Apesar de não sermos contra essa ideia…

Quanto do Mikel Gius existe neste disco?

Apesar de o Mikel ter deixado de tocar com os !!! há bastante tempo, a presença dele será sempre sentida na nossa música. O Mikel era um dos melhores bateristas que este mundo já conheceu, e a música que fizemos com ele continua a espantar-nos e a inspirar-nos!

Existe algum significado especial no título de Myth Takes?

O Nic, que deu o nome à canção (e consequentemente ao disco) diz que existem cinco significados. Terias de lhe perguntar a ele.

Em Junho de 2005, os !!! lançaram um EP com versões de "Take Ecstasy With Me" dos Magnetic Fields e "Get Up" de Nate Dogg. O que é que eles acharam das versões? Existe alguma canção que gostassem de fazer uma versão gora?


Não sei o que eles acharam, na verdade. Gostava de aprender, eu próprio. Adoramos fazer versões. Este Inverno passado, encontramo-nos em Sacramento (a nossa terra natal) para ensaiar, e passamos imenso tempo a fazer versões de canções dos Stooges, Squeeze, Big Star, Neil Young… Todo o tipo de coisas. É tão divertido, e aprende-se imenso acerca do que pode fazer uma grande canção quando tocas as tuas canções favoritas.

Ainda em relação a este novo disco… Existe alguma razão particular para terem lançado este disco exclusivamente na Warp records (e não na Touch and Go) ou foi uma mudança natural para vocês?

Foi uma decisão puramente de negócios. A Touch & Go era, e é, uma editora fantástica gerida por pessoas fantásticas. Ainda somos amigos.

Estão neste momento numa longa digressão. Como acham que este novo disco resulta ao vivo?

Já levamos um mês e meio disto. O álbum resulta bem ao vivo. A resposta tem sido fantástica, por enquanto. Estamos bastante desapontados por termos cancelado os nossos concertos em Portugal. Talvez possamos visitar o país no Verão. Tocaremos extra bem na próxima vez!

Apesar dos vossos discos serem bastante poderosos parece que os !!! são uma banda feita para tocar ao vivo. Concordas?

Fomos feitos para fazer ambas s coisas. Não tinha a certeza disto até ao Myth Takes, mas agora não tenho dúvidas.

Como é que foi andar em digressão com os Red Hot Chili Peppers na digressão deles pelo Reino Unido em 2006? Suponho que o convite aconteceu pelo facto de eles admirarem o vosso trabalho…

Sim, o John Frusciante viu-nos ao vivo num concertos especialmente quente em Los Angeles e (esta é a história) telefonou ao Anthony Kiedis durante o concerto para lhe falar acerca de nós. Um mês depois tínhamos acordado tocar com eles durante 3 semanas e meia no Reino Unido. Os Chi Peps e a crew deles são óptimas pessoas, e a digressão foi divertida, apesar de duvidar que voltemos a fazer outra digressão de estádio. A não ser claro que fosse a nossa própria.


Neste momento estão mais perto ou mais longe daquilo que pensavam que poderia ser uma fusão entre os Yah Mos, Black Liquorice e Popesmashers, daquilo que poderia soar tal reunião?

Merda, não fazia a mínima ideia que estaríamos onde estamos agora. Acho que estamos muito longe daquilo que esperávamos estar agora. Quero dizer, em 1978 os Joy Division esperavam tornar-se nos New Order de 1989?

!!! é claramente o nome mais difícil de encontrar no Google. O que é que pensas disto?

Eu acho que é uma porcaria. Mutilou, sem qualquer dúvida o nosso… como lhe chamar, “potencial de marketing”. É um suicídio comercial. Por certo, não vendemos tantos discos, t-shirts, bilhetes, etc. ao ter um nome tão difícil de googlar como !!!. dito isto, eu gosto do nome. A maior parte dos nomes de bandas não gosto (por exemplo, Hoobastank… que caralho?), mas gosto do nosso. Rah rah rah!

Que três palavras utilizarias neste momento para traduzir !!!?

Ciao ciao ciao.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros