DISCOS
!!!
Myth Takes
· 05 Mar 2007 · 08:00 ·
!!!
Myth Takes
2007
Warp


Sítios oficiais:
- Warp
!!!
Myth Takes
2007
Warp


Sítios oficiais:
- Warp
Myth Takes é o disco que 2007 esperava desde o primeiro dia. Estes !!! continuam a transpirar energia.
Depois do sucesso de Louden Up Now, editado em 2004, um grande desafio se levantava aos !!!: ultrapassar o êxito ou pelo menos conseguir algo tão excitante e refrescante como o segundo disco dos nova-iorquinos. Preferimos não coloca-los na gaveta do rock revivalista que nos últimos anos assolou o planeta terra, mas se insistem nisso urge afirmar que os !!! são a coisa mais estimulante que daí saiu. Poder-se-ia pensar que os !!! ao apoderarem-se da fórmula mágica conseguida em Louden up Now se sentissem tentado em repeti-la, mas isso não é o que acontece em Myth Takes. E se já era uma certeza em Louden Up Now agora é algo absoluto: os !!! são a banda mais sexy do planeta.

Este novo disco tem a mesma energia que o ultimo mas não parece uma continuação directa ou uma repetição do mesmo; os !!! pegaram em alguns dos elementos mais interessantes de Louden Up Now (o funk, o punk, a maravilhosa entrega e o êxtase) e levaram as suas intenções um passo adiante – apesar de terem perdido recentemente o seu percussionista original, Mikel Gius, morto num acidente de bicicleta. Mais: Myth Takes consegue ser mais rico em pormenores e mais variado do que Louden Up Now. Com efeito, para Myth Takes recrutaram vozes femininas que fazem de canções como “Heart Of Hearts” e “Break In Case Of Anything” tão irresistíveis quão difícil é fazer uma pesquisa por “!!!” no Google e encontrar resultados satisfatórios.

“Heart of Hearts” é tão sexy quanto perigosamente mortal. Tem sentimento de risco; estará tão próxima uma noite de sexo como uma noite na prisão. As mudanças de sentido não serão tão capazes de tirar o fôlego como o eram em Louden up Now mas nem por isso são menos entusiasmantes. As guitarras continuam a fazer das expedições dos !!! passos imprevisíveis. A perigosidade, sejamos sinceros, havia começado já com “Myth Takes”, estendendo-se até “All My Heroes Are Weirdos” para um decisivo teste aos motores percussivos dos !!! – passado com distinção máxima. “Must Be The Moon” são os !!! em plena luz do dia em aposta de como conseguem criar um refrão eterno: “Must Be the Moon” é coisa para se repetir por aí muitas vezes nos próximos tempos. Sexy como sempre. E o que dizer da fabulosa “A New Name”, dos seus ritmos impossíveis e das suas guitarras obscenas? A esta hora já existem motivos para gáudio e folia mas a coisa não fica por aqui.

Em “Sweet Life” os !!! mostram aos Red Hot Chilli Peppers como se faz no tema mais assumidamente (e auto-suficiente) rock e acessível do disco. Num momento de reconsideração histórica os !!! cortam no “roll” para assinar “Bend Over Beethoven”, longo preparo funky para uma erupção dantesca e ruidosa já esperada – mas nem por isso menos entusiasmante. Tudo é perfeito aqui: as guitarras em faísca, o grito selvagem, a tensão, a saudável e provocante insinuação da percussão frente ao baixo e vice-versa. Entusiasmante é também a sensual junção das tais vozes femininas com instrumentos de sopro em “Break In Case Of Anything”, ligação ameaçada por guitarras arrojadas em forma de lanças pontiagudas.

E se duvidas ainda restassem da vontade de recriação dos !!!, “Infinifold” termina o disco com uma imersão em pianos, cordas e em territórios demasiado tranquilos para que possamos reconhecer de imediato os autores de Louden up Now. É aquilo que se poderia designar como uma balada (a primeira dos !!!), se apenas o uso da palavra não provocasse tamanha urticária. E esta é apenas mais uma razão para acreditar verdadeiramente que no sofá de casa, na pista de dança, na mente ou no auto rádio (vá lá, em todo o lado), Myth Takes é uma das mais fantásticas companhias possíveis para este 2007; mais um disco absolutamente excitante e irrepreensível com assinatura inconfundível !!!. E outra coisa não seria de esperar.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net
RELACIONADO / !!!
Discos
Louden Up Now
2004
Strange Weather, Isn´t It?
2010
Thr!!!er
2013
Entrevistas
Mitos Urbanos
09 Abr 2007
Ao Vivo
Heineken Paredes de Coura 2006
14-17 Ago 2006: Praia Fluvial do Tabuão
Creamfields Andalucia 06
12 Ago 2006: Praia de Villaricos, Cuevas del Almanzora
Festival Paredes de Coura 2005
15-18 Ago 2005: Paredes de Coura
Dance Station
12 Jul 2007: Estação do Rossio/Coliseu, Lisboa
Summercase 2007
13-14 Jul 2007: Boadilla del Monte, Madrid
ÚLTIMOS DISCOS
Cass McCombs
Tip Of The Sphere
· POR Paulo Cecílio ·
Um vulcão adormecido.
ÚLTIMAS

Parceiros