DISCOS
Ms. John Soda
Notes and the Like
· 24 Mai 2006 · 08:00 ·
Ms. John Soda
Notes and the Like
2006
Morr Music / Flur


Sítios oficiais:
- Ms. John Soda
- Morr Music
- Flur
Ms. John Soda
Notes and the Like
2006
Morr Music / Flur


Sítios oficiais:
- Ms. John Soda
- Morr Music
- Flur
Com a achega que me merece este Notes and The Like, completa-se uma trilogia de pequenas resenhas que, unidas, proporcionarão um relatório compacto da actualidade auscultada à Morr Music. A quem interessar uma opinião complementar sobre a direcção musical da label berlinense, aconselha-se a consulta das resenhas que se ocuparam dos últimos discos do novo romântico B. Fleishmann e de uns bem menos apelativos Electric President. Contudo, permite-me o segundo disco do par Ms. John Soda a acrescentar um aditamento ao que já havia sido escrito sobre a Morr: Postal Kraut. A expressão - apropriada para a ocasião – define perfeitamente o passado recente da label e o futuro que se antecipa a Stefanie Bohm (ela que se ocupa dos teclados nos Couch) e Micha Acher (ele que, com um baixo nas mãos, sustenta a pressão arterial dos Notwist e Tied Tickled Trio e que muito suou para levar a bom porto o projecto 13 & God). Postal Kraut, repita-se. “Postal” em representação de metade do ideário pop que Ben Gibbard e Jimmy Tamborello tornaram serviço público com um manual de referência intitulado Give Up, cuja autoria assinaram como Postal Service. A denunciá-lo, um miminho chamado “A Million Times” que trata de amenizar o aspecto vagamente estéril do disco com vibrafone e cordas picuinhas que só a pop esmerada consegue salvar da lamechice pura. “Kraut” por diluição horizontal da tal fórmula pop que perde propriedades qualitativas a cada vez que é obrigada a transpor obstáculos rochosos organicamente electro (“No. One” livra-se bem do estigma plástico do termo) . “Kraut” por conseguir conjugar em imperturbável continuidade um cosmopolitismo acolhedor (a sofisticação abunda nas programações inflectidas de “Line by Line”) que gera saudades dos Lali Puna. Saudades que provoca Notes and The Like em múltiplos ângulos: dos primeiros contactos com a música dos Pet Shop Boys, de uma sequela para Give Up que tarda a surgir em cena e, continuamente, das agradáveis e minúsculas reacções químicas que vai provocando a simpatia deste segundo tomo hermafrodita em contacto com um ouvido disposto a contorcer-se a um adormecimento em caixinha de fósforos.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
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