DISCOS
V/A
What's Your Function? A Tribute To Franco Battiato
· 15 Out 2005 · 08:00 ·
V/A
What's Your Function? A Tribute To Franco Battiato
2004
Sillyboy


Sítios oficiais:
- Sillyboy
V/A
What's Your Function? A Tribute To Franco Battiato
2004
Sillyboy


Sítios oficiais:
- Sillyboy
O seu nome pode não ser muito sonante para o resto do mundo, mas, em Itália, Franco Battiato é visto como uma espécie de lenda. Nos dias de hoje é uma estrela pop com sucesso, mas no início dos anos 70, Franco Battiato foi um dos percursores da cena prog-rock italiana ao lado de nomes como Premiata Forneria Marconi e Area. Na sua vasta carreira, Franco Battiato foi abordando universos distintos na música (desde pop muzak ao avangarde) e a soma de todas as partes foi bastante elogiada por gente como Jim O’ Rourke, Julian Cope e Steven Stapleton dos Nurse With Wound. Esta compilação surge então das mãos dos italianos Jennifer Gentle (recentemente acolhidos pela Sub Pop) e da sua editora – a Sillyboy – que convidaram uma série de bandas provenientes de vários cantos do mundo, dispostas a dar razão a Julian Cope quando, numa frase que surge na parte de trás da compilação, afirma: “Franco Battiato is a Latin Ziggy hovering above planet Earth waiting for his moment... A truly visionary artist striking chest-beatingly uplifting possibilities in all but the most cynical of us.”.

Para alguém que enveredou por tantos trilhos distintos da música, é então apenas natural que a compilação que lhe serve de homenagem faça justiça a esse ecletismo. E assim acontece aqui. Senão repare-se nos nomes: Volcano the Bear, Kinski, Hrvatski, Zu vs. Okapi, Jennifer Gentle, Land of Nod, Cul de Sac, Los Natas, Circle, Oneida, Acid Mother's Temple SWR. Em qualquer um dos doze temas que compõem esta compilação (os Volcano The Bear assinam aqui dois, o primeiro e o último), há sempre um qualquer elemento novo que acrescenta alguma coisa à narrativa. Ora são as atmosferas delicodoces criadas pelas flautas e pelas guitarras intermitentes dos Kinski, ora é o imaginário semicampestre introduzido pelos Hrvatski (onde também cabe um misticismo que advém tanto das vozes evocadoras de um ser grandioso como da percussão) que não pede licença para mudar repentinamente de cenário, ora a fantástica mistura de jazz, hardcore e tribalismo no duelo Zu vs. Okapi, ora a demência trazida – claro está – pelas mãos dos Acid Mother's Temple SWR numa malha surrealista onde as guitarras e os solos das mesmas ganham um relevo quase compulsivo. “Fenomenologia/ Energia”, o tema dos Cul de Sac, uma espécie de jam espacial em busca da força existente na terra (ou da energia de outros planetas) que soa estranhamente familiar, é também outro ponto alto desta compilação; uma compilação que busca uma resposta através de vários caminhos, todos eles infinitamente recompensadores. E é por isso que o destaque a um tema em especial não dispensa ninguém de uma audição atenta a todos eles.

Para muitos, Franco Battiato é apenas um nome como tantos os outros, um nome a quem não se é capaz de associar um feito, uma obra. Para outros – como os criadores de serviço – são uma referência merecedora de uma homenagem justa e sincera. What's Your Function? A Tribute To Franco Battiato é uma óptima oportunidade de entrar na obra do homenageado pelos olhos e visão dos nomes que assinam esta colecção de temas. Em última instância, What's Your Function? acaba por funcionar quase como uma revisão da obra de Franco Battiato, independentemente das transformações necessárias e sem nunca esquecer o princípio inicial – apesar de o ziguezaguear aventuroso em alguns parecer mais arriscado do que noutros. No final, é como uma grande jam entre todos, conduzida pelo próprio Franco Battiato. É assim que ele há-de querer.
André Gomes
andregomes@bodyspace.net

Parceiros