DISCOS
James Blake
Assume Form
· 18 Abr 2019 · 13:11 ·
James Blake
Assume Form
2019
Polydor


Sítios oficiais:
- James Blake
- Polydor
James Blake
Assume Form
2019
Polydor


Sítios oficiais:
- James Blake
- Polydor
Um lindo bocejo.
James Blake conquistou o seu lugar. Não há dúvidas disso ao primeiro instante que brota das colunas uma pianada enevoada, vozinha melancólica e acordes vaporosos enredados em batidas raquíticas; o homem é senhor do seu som! Os prodígios conseguem-no e estabelecem-se pelos anos, inconfundíveis. O problema é quando se deixam ficar. Quando se acomodam. Quando deixam de se desafiar. Fórmula aprumada, há que viver dela. Ou é ingenuidade. Ou é enfatuação.
 
Blake parece andar por ai, em certos ambientes, rodeado de altivez, a vaguear de encomenda em encomenda, a andar sem grandes rasgos de coragem, a imitar-se a si mesmo, aconchegado no seu cantinho, a escrever as suas letrinhas, a compor a sua musiquinha delicada, electrónica ultra-frágil, pop sonâmbula, r&b lânguido; com vedetas a colaborarem aqui e ali para uns retoques distintivos – para que tudo não pareça o que realmente é: mais do mesmo.
 
De todos os seus discos podemos dizer que são intimistas;que a música partiu da solidão do seu autor, que os amores e desamores, as frustrações, deram o singular toque. Achar que este Assume Form dá forma a algo novo, desafiante, é ter claros problemas de memória. Aqui e ali há pozinhos de novidade – "Barefoot in the Park" ou "Where's the Catch" são disso exemplo. Mas tudo o resto é Blake, à descarada, a iludir-nos, a fazer de conta que tem algo substancial com que nos impressionar. Vão longe os dias em que as canções eram rústicas mas verdadeiras. Agora? Simplesmente plásticas. Haja paciência.
Rafael Santos
r_b_santos_world@hotmail.com
RELACIONADO / James Blake
Discos
CMYK EP
2010
James Blake
2011
ÚLTIMOS DISCOS
E.A.R.L.
ERRRTANG SATURN
· POR Rafael Santos ·
O eloquente saber-fazer.
ÚLTIMAS

Parceiros