DISCOS
Dravier
Spirit Channels
· 02 Jan 2019 · 16:45 ·
Dravier
Spirit Channels
2018
Not Not Fun Records


Sítios oficiais:
- Dravier
- Not Not Fun Records
Dravier
Spirit Channels
2018
Not Not Fun Records


Sítios oficiais:
- Dravier
- Not Not Fun Records
O ambiente que nos rodeia.
O ambiente também molda a forma como escutamos a música. É por isso que tanta gente prefere, no que toca aos festivais de verão, deslocar-se para fora dos grandes centros urbanos de forma a experienciar algo de diferente que não apenas uns marmanjos em cima do palco: há a viagem, há as tendas, há a comida enlatada, há as ganzas e os finos com os amigos e as muitas histórias que depois se contam.

E isto não se aplica apenas à música ao vivo: quem nunca conduziu pela auto-estrada ao som de "Hallogallo", dos Neu!, de dia ou de Where Were U In '92?, de Zomby, à noite provavelmente não entenderá tão bem essas duas obras se se limitar a escutá-las em casa. O que não quer, evidentemente, dizer que não se possa apreciá-los. Mas há uma terceira via: discos que não precisam do ambiente para nada por já serem ambient...

Tomemos Spirit Channels, um dos muitos trabalhos que o norte-americano Caleb Draves, ou Dravier, editou este ano, como exemplo. O que se escuta ao longo de 50 minutos tem como objectivo, à semelhança de tantos outros trabalhos dentro deste género, tirar-nos mentalmente do local onde nos encontramos. Aguça a imaginação: é a janela do quarto que se abre num dia soalheiro, com folhas de outono espalhadas pelo chão. Fá-lo através de melodias repetitivas e meditativas, ritmos suaves e guitarras jangly, inserindo-se grosso modo naquela categoria de discos que passaremos a apelidar de Horizon Music: é difícil não querer largar tudo e ficar apenas a mirar o longe enquanto os ouvimos.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
ÚLTIMOS DISCOS
Rustin Man
Drift Code
· POR Paulo Cecílio ·
Desenferrujado.
ÚLTIMAS

Parceiros