DISCOS
Jibóia
OOOO
· 18 Dez 2018 · 13:39 ·
Jibóia
OOOO
2018
Discrepant


Sítios oficiais:
- Jibóia
- Discrepant
Jibóia
OOOO
2018
Discrepant


Sítios oficiais:
- Jibóia
- Discrepant
Dá-lhe com a alma.
Aprendemos a serpentear, ao longo dos anos, com os registos de Jibóia - e a piada faz-se fácil porque era mesmo isso que a música permitia: uma ondulação corporal, mais ou menos constante, fruto dos ritmos e dos riffs que imaginávamos vindos de um Oriente distante e febril, das religiões apenas conhecidas através dos livros. Serpenteávamos quando não sapateávamos. Havia ali algo de exótico, de novo e de cativante, mas que também nos mordia; o veneno provocava um transe profundo do qual parecia difícil acordar.

Chegamos a OOOO e constatamos que todo esse mundo, embora continue algo presente, passou a ser visto quase como que com os olhos de um outsider. Imaginamos que Óscar Silva se fartou das comparações constantes com sonoridades que conhecemos apenas da Bollywood que nunca nos dignámos a explorar; que pegou em tudo aquilo que fez anteriormente e decidiu recauchutá-lo; que deitou fora, digamos, o(s) estereótipo(s).

O resultado é este: um disco riquíssimo e curioso, talvez o mais Europeu que o músico já fez, contando para isso com a ajuda de Ricardo Martins (novamente) e de Mestre André, onde aquele tribalismo dançante se alia à fúria do free jazz para nos dar quatro temas e 34 minutos de um rigor fantástico, como o punk que um dia descobre discos dos King Crimson. Ainda há, claro, oferendas a Deuses incompreensíveis, como em "Diapason" ou "Diapente"; mas é "Topos", a última faixa - e a mais comprida do disco - aquela que salta mais à vista neste contexto de evolução. OOOO acaba por ser uma lição: os rituais não se fazem apenas com o corpo. Também se fazem com a alma.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Jibóia
Discos
Jibóia EP
2013
Masala
2016
Entrevistas
Leh Jani
29 Out 2014
Veneno bom
24 Jul 2013
King of Snake
23 Nov 2012
ÚLTIMOS DISCOS
Bruma
Histórias Que Nos Contam
· POR Paulo Cecílio ·
Palavra.
ÚLTIMAS

Parceiros