DISCOS
Poliça + s t a r g a z e
Music For The Long Emergency
· 21 Fev 2018 · 10:31 ·
Poliça + s t a r g a z e
Music For The Long Emergency
2018
Transgressive Records


Sítios oficiais:
- Transgressive Records
Poliça + s t a r g a z e
Music For The Long Emergency
2018
Transgressive Records


Sítios oficiais:
- Transgressive Records
Antecipação.
Senhoras e senhores, no canto esquerdo: Poliça, grupo de Minneapolis nascido em 2011, dona de uma sonoridade electrónica de cariz indie com a qual elaborou já três discos, Give You The Ghost (2012), Shulamith (2013) e United Crushers (2016). No canto direito: s t a r g a z e, uma orquestra berlinense que, apesar da sua formação clássica, não diz que não à música pop. Que acontece quando ambos se juntam na mesma sala? O combate do século? Não, bastante longe disso: dão um aperto de mão, conversam durante um par de horas e atiram-se de cabeça para um álbum novo.

É isto Music For The Long Emergency, obra dos Poliça com a preciosa ajuda dos s t a r g a z e, elaborada ao longo de 18 meses e editada justamente no período em que o inverno começa a perder força e volta a dar lugar ao sol, ao calor, ao chilrear dos passarinhos. O que é perfeito, pois este é um álbum de tempo intermédio, de antecipação; música para se esperar por algo que não sabemos se será melhor ou pior, para aqueles momentos em que a indefinição é regra e encandeia.

Esperamos. Ouvimos "Fake Like", canção bonita e sossegada sobre essa espera - que ele, ou ela, nos note, e note o quanto nós gostamos. Until the sun is born. Uma espera que se pode tornar tensa, conforme o mostra, logo a seguir, "Marrow": o ritmo dobra de velocidade, há uma voz processada pela angústia e a electrónica toma contornos demoníacos, quase clubbing, com a orquestra a providenciar o grau épico desejado. É cinema, ou uma ideia de cinema, de uma cena empolgante.

Num disco curto - e fica a dúvida sobre por que motivo levou tanto tempo a ser construído - é o hip-hop alternativo de "Cursed" (com a participação mais que especial de Crescent Moon, dos Kill The Vultures) e o tema mais longo, "How Is This Happening", os que mais mostram serviço. Com menção especial para os s t a r g a z e, nesta última; são eles que, ao contrário do resto do álbum, controlam a canção com mestria, permitindo que a voz de Channy Leaneagh paire na perfeição sobre o deserto de cordas e sopros plantado pelos berlinenses. Ainda que Music For The Long Emergency não roce a excelência, prova sem dúvida que uma boa colaboração vale mais que o indivíduo.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros