DISCOS
First Aid Kit
Ruins
· 06 Fev 2018 · 09:48 ·
First Aid Kit
Ruins
2018
Columbia Records


Sítios oficiais:
- First Aid Kit
- Columbia Records
First Aid Kit
Ruins
2018
Columbia Records


Sítios oficiais:
- First Aid Kit
- Columbia Records
Águas paradas.
Existe uma certa beleza inegável na história de Klara e Johanna Söderberg. Nascidas no frio e na escuridão de Estocolmo, estas duas irmãs em tenra idade se apaixonaram pelo imaginário solarengo e longínquo do country e da folk norte-americana, povoado por nomes como Cash, Dylan, Van Zandt ou Emmylou Harris, e tanto The Big Black and the Blue, estreia de 2010, como The Lion’s Roar, seu sucessor de 2012 que lhes trouxe maior notoriedade, foram provas firmes da sinceridade dessa paixão e do desejo destas suecas de figurarem ao lado dos seus ídolos nesse mesmo imaginário.

Ruins chega-nos quatro anos após Stay Gold (2014), estreia da dupla numa major e terceiro tomo da sua discografia. Mas, ao contrário da maior desenvoltura e da progressão na sonoridade que o seu antecessor parecia querer indicar, este álbum aponta baterias a um (desnecessário) regresso às origens. As referências do costume, a toada baladeira a acompanhar as letras cheias de clichés da música de fronteira, a produção clara como água e as evocações a um ambiente de saloon perdido no tempo, todos os ingredientes se conjugam para nos confeccionar uma versão pálida e insonsa da receita habitual das manas Söderberg.

Não existe nada que seja ofensivamente mau neste disco, mas talvez o problema esteja aí: na falta de risco tão típica duma estagnação criativa. Tirando nos momentos mais inspirados, como “Distant Star” ou a segunda parte de “Rebel Heart” (que mostra um lado mais espevitado das suecas e vem salvar uma canção que rumava à mediocridade), nada aqui deixa marca ou lembrança duradoura. Bem vistas as coisas, Ruins talvez seja mesmo o título mais indicado para este álbum, pois só vemos duas opções para as First Aid Kit daqui para a frente: chamar a UNESCO e fazer disto um museu, ou chamar uma construtora e mandar tudo abaixo para começar de novo. Se for para ficar como está, não contem connosco.
João Morais
joao.mvds.morais@outlook.com
RELACIONADO / First Aid Kit