DISCOS
DJ Lycox
Sonhos & Pesadelos
· 20 Dez 2017 · 11:37 ·
DJ Lycox
Sonhos & Pesadelos
2017
Príncipe


Sítios oficiais:
- DJ Lycox
- Príncipe
DJ Lycox
Sonhos & Pesadelos
2017
Príncipe


Sítios oficiais:
- DJ Lycox
- Príncipe
Mais do que um disco, um manifesto de intenções.
Numa altura em que as contas do título de disco do ano cá do burgo já pareciam mais que feitas e decididas (por estes lados, o caneco ia para o enorme lançamento homónimo de Luís Severo), DJ Lycox decidiu trocar as voltas a toda a gente e lançar um fulgurante LP de estreia que, no mínimo, relança o debate e obriga todos (os que têm estado atentos, pelo menos) a repensar as suas preciosas listas de 2017. Isto tudo com dez temas que não só honram o poderoso legado da Príncipe e de todos os grandes nomes do kuduro progressivo nacional a ela associados, mas também fazem muito pela demarcação duma identidade sónica muito própria.

E essa é uma intenção que se sente logo nas primeiras notas sintetizadas de “Weekend”, tema que abre este Sonhos & Pesadelos e que de imediato trata de nos transportar para um carrossel de teclas, guitarras e percussão onde o abanar de anca e o bater de pé são uma constante. Desengane-se, porém, que se sentir tentado a, a priori, remeter Lycox (nom de guerre de Ivan Martins) para uma única caixa de música dançável; ao longo do disco, para além das inescapáveis faixas criadas com o tarraxo nas Noites Príncipe em mente (“Galinha”, “Nichako” ou “La Java”), encontramos também incursões por terrenos mais próximos do house (“Domingo Abençoado” ou “Sky”) ou mesmo temas que, apesar do omnipresente foco na pista de dança, não têm pejo de mostrar um lado mais contemplativo (“Parabéns Moh Baba” ou “Solteiro”).

Sonhos & Pesadelos não é, portanto, um disco com uma só velocidade, conseguindo intervalar momentos de ritmo desenfreado (cujo expoente máximo será “Quarteto Fantástico”) com espaços para, aqui e ali, respirarmos fundo e olharmos para o céu (ou, se tivermos sorte, o tecto do Musicbox). Contudo, nunca tira completamente o pé do pedal, mantendo uma tensão constante que é fruto não só da curta duração das faixas (à excepção do último tema, “Solteiro”, nenhuma ultrapassa a marca dos quatro minutos) mas também dum talento único para manipular, controlar e moldar o ritmo, quase como se de barro ou plasticina se tratasse.

Talento esse que é apenas mais um na “caixa de ferramentas” de Lycox, onde figuram também o ouvido extremamente apurado para as melodias menos óbvias e o jeito para combinar sons e texturas improváveis com resultados bem mais que satisfatórios. Não sendo o membro mais experimental da label (esse título talvez sirva melhor ao pioneiro Marfox ou à incrível Nídia) ou o mais exímio a montar autênticas armas de destruição maciça das pistas de dança (esse crédito vai para Nigga Fox), o jovem produtor tem mais que tempo para crescer e se assumir como um dos nomes maiores da Príncipe. E ainda que não seja absolutamente perfeito (pecando sobretudo por um tamanho reduzido que só serve para nos deixar a salivar por mais), este Sonhos & Pesadelos é mais do que suficiente para nos conquistar os ouvidos, os pés e o coração.
João Morais
joao.mvds.morais@outlook.com

Parceiros