DISCOS
Animal Collective
Sung Tongs
· 22 Jun 2004 · 08:00 ·
Animal Collective
Sung Tongs
2004
Fat Cat


Sítios oficiais:
- Fat Cat
Animal Collective
Sung Tongs
2004
Fat Cat


Sítios oficiais:
- Fat Cat
Quando éramos crianças – aptas a viver a fantasia sem noção do ridículo – acreditávamos ser possível cavar um buraco na areia para chegar à China, encontrar petróleo ou um tesouro. Mais do que a virtual esperança de encontrar algo que seja, é a expectativa a principal razão de ser deste "faz de conta". Acreditem ou não, mas creio ter encontrado um atalho para Zion ou qualquer lugar paradisíaco semelhante. Trata-se de Sung Tongs, o mais recente acrescento de Animal Collective à definição do dicionário para "incatalogável". Diz-se por aí que tudo já foi feito no que diz respeito à música; pois aqui está uma evidente prova de que esse dogma pode ser contornado.

A britânica Fat Cat tem vindo a habituar-nos a um catálogo de propostas diversificadas e surpreendentes. As suas bandas mais emblemáticas (entre elas, os Sigur Rós) parecem mais dispostas a estabelecer um plano etéreo para a criação de imagens mentais, do que propriamente investir na linearidade musical (muito à semelhança do que acontecia com a 4AD há uns 20 anos atrás). O gato ficou ainda mais gordo ao adquirir este Animal Collective. Altamente prolífico, o colectivo sediado em Brooklyn caracteriza-se pela névoa que encobre a identidade dos seus colaboradores (os mentores assinam sob os pseudónimos de Panda Bear e Avey Tare) e pela bizarra forma como combina psicadelismo, "samples" e folk de melhor apanha. É progressiva a descodificação desta mescla, que, aos poucos, se vai convertendo em emoções. Sung Tongs envolve-nos num prolongado transe (escutar "Visiting Friends"), enquanto sussurra por entre as suas melodias: "Dispam-se, libertem os vossos espíritos, ride the snake."

Enquanto Here comes the indian lavrava um solo de raízes experimentais numa festiva (e, por vezes, conflituosa) convivência com os grilos e outros bichinhos, o mais recente veículo dos Animal Collective perfura esse mesmo solo numa viagem ao centro da Terra. Pois é isso mesmo que Sung Tongs simula: a sensação de que estamos a ser soterrados por camadas de psicadelismo e estilhaços de ruídos estridentes. A sonoridade de Sung Tongs não destoaria em aulas de Yoga, cerimónias de abertura ou encerramento de um grande evento desportivo, promos do Canal Odisseia ou orgias secretas entre burgueses. A folk enquanto plasticina moldável a uma infinidade de ocasiões. A universalidade da "world music" de mãos dadas com uma invulgar sensibilidade "indie". Imaginem os Modest Mouse empenhados no projecto 1 Giant Leap, e ficarão com uma ideia. Os Beach Boys de Smile a tocar versões das dementes incursões dos Butthole Surfers pela folk.

Há muito que não escutava um disco com uma faixa inicial tão desarmante: "Leaf House", que dá início à cerimónia tribal ou reunião sob manto de estrelas. "Who could win a rabbit" e "Winter Love" são cantigas a serem entoadas à volta da fogueira, num local cuja distância depende apenas da imaginação de cada um. Por seu lado, "The softest voice" e "Mouth Wooed her" são o par de exemplos que melhor representam o carácter onírico e hipnótico do disco.

Ora aí está o álbum perfeito para expandir os horizontes musicais da comunidade Hare Krishna. Potencial disco de culto para escuteiros (escuteiros??!?!) de gosto refinado. Todos sabemos que o "ghetto" – que alberga a música "alternativa/independente" nas lojas de discos – tem lugar para tudo, mas jamais desconfiávamos que por lá pairasse disco tão encantador quanto primordial, capaz de nos transportar do autocarro 56 ao Jardim Rosedal de Buenos Aires à velocidade do pensamento. Para já, é o álbum-experiência do ano. Continuemos a cavar.
Miguel Arsénio
migarsenio@yahoo.com
RELACIONADO / Animal Collective
Discos
Spirit They’re Gone, Spirit They’ve Vanished / Danse Manatee
2003
Feels
2005
Water Curses EP
2008
Merriweather Post Pavilion
2009
Painting With
2016
Entrevistas
Ondas de Paixão
23 Fev 2009
Sentir sem sentenciar
17 Out 2005
Ao Vivo
Animal Collective
20 Out 2005: Ginjal, Almada
Animal Collective
19 Out 2005: Casa da Música, Porto
Animal Collective / Atlas Sound
28 Mai 2008: Lux, Lisboa
All Points West Music & Arts Festival
8-10 Ago 2008: Liberty State Park, New Jersey
Animal Collective, "ODDSAC"
02 Jun 2010: Auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa
Animal Collective
25 Jul 2011: Centro Cultural de Belém, Lisboa
Animal Collective
21- Jun 2018: Cineteatro Capitólio, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Bruma
Histórias Que Nos Contam
· POR Paulo Cecílio ·
Palavra.
ÚLTIMAS

Parceiros