DISCOS
Moshimoss & Stabilo
FIIEI
· 26 Jul 2017 · 11:45 ·
Moshimoss & Stabilo
FIIEI
2017
Sound In Silence


Sítios oficiais:
- Sound In Silence
Moshimoss & Stabilo
FIIEI
2017
Sound In Silence


Sítios oficiais:
- Sound In Silence
Lume brando.
Na sua forma mais directa e melódica, a música ambiente é uma sessão de meditação. Podemos perder-nos no infinito do som ou imaginar uma película a acontecer diante dos nossos olhos. Podemos desligar os sentidos e limitarmo-nos a deitar na cama, a escutar. Podemos procurar na música o silêncio e a paz de espírito que não temos com a azáfama diária. Por vezes, é um substituto do silêncio - se acharmos que tudo o que ouvimos, dos carros na estrada à vizinha de baixo, é música.

Moshimoss e Stabilo acrescentam a esse silêncio ou anti-"silêncio" um grau de melancolia e paixão apenas perceptível no fogo de uma lareira ou no vapor emanante de um chá. Em FIIEI, disco editado a meias, pedem-nos para reflectir ou sonhar. Tudo começa com o piano e com os ruídos mínimos, electrónicos, do tema-título, da autoria do primeiro. Ao som de base vão-se juntando outros, como se Moshimoss fosse actor na sua própria música, como se nos abrisse a porta para um dia-a-dia seu tendo-se como banda-sonora.

Em "Haust", o seu conterrâneo - são ambos japoneses - aposta numa abordagem mais mecânica, não deixando de recorrer aos sons da natureza para pintalgar o drone que se forma ao longo de sete minutos. Já não é actor; limita-se a descrever o cenário, ou a deixar que o som descreva o cenário. O bate-boca entre homem e não-homem prossegue da mesma forma em "3pm" e "Diablo", as outras duas faixas que formam um mini-disco que esconde muito mais do que aquilo que aparenta.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros