DISCOS
Thievery Corporation
The Temple Of I & I
· 24 Jul 2017 · 12:03 ·
Thievery Corporation
The Temple Of I & I
2017
Eighteenth Street Lounge Music


Sítios oficiais:
- Thievery Corporation
Thievery Corporation
The Temple Of I & I
2017
Eighteenth Street Lounge Music


Sítios oficiais:
- Thievery Corporation
Não passarão.
Nunca os Thievery Corporation esconderam para que lado da balança política pendem. Vasculhemos os seus primeiros álbuns, onde encontramos temas assumidamente rebeldes como "Exilio", "Revolution Solution" ou "Assault On Babylon". Olhemos para o seu apoio a movimentos anti-guerra e de erradicação da fome. Escutemos os álbuns onde a sua postura toma a forma de militância, Radio Retaliation e Culture Of Fear, militância essa apenas interrompida pelos ecos de Saudade. Chegamos a The Temple Of I & I e nada mudou no mundo - e muito menos na música da dupla.

Se foi consequência directa ou não dessa nova postura de Eric Hilton e Rob Garza não se sabe, mas o que é certo é que desde Radio Retaliation (fazendo a devida excepção a Saudade, conforme foi dito) que a paleta sonora dos Thievery Corporation se tem apresentado algo estanque, baseada apenas no dub e em ramos próximos a essa mesma linguagem. Longe vão já os tempos de The Cosmic Game, onde os Thievery Corp. enfiaram tudo e mais alguma coisa na sopa: hip-hop, reggae, psicadelismo, lounge, samba...

The Temple Of I & I é, assim, uma continuação. Se é "mais do mesmo"? Talvez; é verdade que muito deste dub continua a encher-nos as medidas, mas para quem aprendeu tanto com a dupla sabe a escasso. O que poderia ter ficado de Saudade - uma nova exploração da música brasileira ou mesmo da tropicália, com recurso a novas técnicas - foi abandonado em nome da familiaridade. O que o vai salvando são, como quase sempre, as vozes femininas: Racquel Jones em "Letter To The Editor", a habitual Lou Lou em "Time + Space" e Elin Melgarejo em "Lose To Find". De resto, é uma revolução que não passará pela televisão. Para um disco de uma hora, é muito pouco.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Thievery Corporation
Discos
The Mirror Conspiracy
2000
Radio Retaliation
2008
Culture of Fear
2011
Saudade
2014
Ao Vivo
Thievery Corporation
15- Fev 2017: Coliseu dos Recreios, Lisboa
ÚLTIMOS DISCOS
Charlotte Gainsbourg
Rest
· POR Rafael Santos ·
A mulher que parou de temer a menina.
ÚLTIMAS

Parceiros