DISCOS
Fjordne & Stabilo
Andrew
· 30 Mar 2017 · 15:40 ·
Fjordne & Stabilo
Andrew
2016
Sound In Silence


Sítios oficiais:
- Sound In Silence
Fjordne & Stabilo
Andrew
2016
Sound In Silence


Sítios oficiais:
- Sound In Silence
Yin e yang.
No filme que é Andrew, há dois papéis que são desempenhados pelo piano. Nas mãos de Fjordne, o instrumento é actor principal, sendo a partir das suas teclas que se escutam as melodias mais alvas, sobre um background de ruídos vários, glitch e, até, em "Aquainted", um órgão. Com Stabilo, o piano é, ele mesmo, background, enquanto a acção se vai desenrolando aos nossos olhos e ouvidos, em mestria ambient - cabendo-lhe um par de diálogos curtos, quase como que se assumindo figurante.

Mas mesmo com a diferença nos papéis, o palco é sempre seu, seja em modo mais clássico ou em fusão com alguma electrónica sem beat. Na temática principal do filme está, claro, a nostalgia - algo que os seus dois intérpretes saberão bem definir. Fjordne é Fujimoto Shunichiro, natural de Tóquio; Stabilo é Yasutica Horibe, de Hiroshima. Para além dos praticantes da língua portuguesa, ninguém saberá tão bem replicar a saudade e o passado quanto os japoneses e o seu conceito de mono no aware.

Andrew apresenta-se, assim, como um pequeno documentário sobre aquilo que a nossa imaginação quiser que seja, desde que baseada na saudade: uma partida, um momento alegre que se esfumou, uma dor de crescimento. Pela sua duração, não se espere que daqui saia uma majestosa obra-prima do cinema; mas servirá, certamente, para aguçar o interesse naquilo que estes dois realizadores são capazes de fazer, cada qual com o seu moniker.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros