DISCOS
Gobi Bear
Gobi Bear EP
· 06 Fev 2017 · 11:19 ·
Gobi Bear
Gobi Bear EP
2016
Planalto Records


Sítios oficiais:
- Gobi Bear
- Planalto Records
Gobi Bear
Gobi Bear EP
2016
Planalto Records


Sítios oficiais:
- Gobi Bear
- Planalto Records
...Agora falta o álbum.
A primeira coisa que salta aos ouvidos no último EP de Gobi Bear não é o seu autor, mas sim Surma - ou, mais especificamente, a sua voz, pairando sobre o dedilhar da guitarra, antes de dar a vez ao homem que a convidou para um disco que parece ter sido feito, se não por causa de, pelo menos para mulheres. "Por causa de", porque parece existir, nas entrelinhas, a história de um amor que correu mal: de "Fall" saltamos para "Would I Miss You", e desta para "Unloved", entre cinco títulos de canções que representam as cinco fases de um luto. "Para", porque são três as convidadas, não sendo (só) elas que conferem um certo charme feminino à música delicada que aqui se ouve.

"Sealion", a de Surma, desbrava caminho para o que se segue, toda ela folk ambiente pontuada por pequenas explosões de brilho, o início de um sonho que, não sendo de todo doce, se apresenta ao ego como se o fosse. A toada outonal desagua na electricidade em loop de "Fall", numa espécie de pós-rock que atinge um auge a meio da faixa, e que é complementado pelo violino de Helena Silva e por um lamento: It's not the games we used to play, it's not the way you play the game..., um «não foste tu, fui eu» encaixotado em música.

"Would I Miss You" mostra ser a mais radio-friendly do EP, contrastando com a curtíssima "OC2F", exercício à guitarra segundo os ensinamentos dos Durutti Column. E depois há "Unloved", dueto com Emmy Curl a fechar o disco, o fim de um percurso descendente que é, ao mesmo tempo, a sua confirmação. Considerando que Gobi Bear surge dois anos após a última das viagens musicais do urso, fica a faltar aqui muita coisa - nomeadamente mais tempo - mas o resultado final é mais do que satisfatório. Como já se leu por aí, agora falta o álbum.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com
RELACIONADO / Gobi Bear