DISCOS
Sónia Oliveira
Encontro
· 07 Dez 2016 · 10:01 ·
Sónia Oliveira
Encontro
2016
Sintoma


Sítios oficiais:
- Sónia Oliveira
- Sintoma
Sónia Oliveira
Encontro
2016
Sintoma


Sítios oficiais:
- Sónia Oliveira
- Sintoma
Nova voz.
Tendo começado a estudar música desde muito cedo, a cantora Sónia Oliveira já se tinha aventurado no universo soft-pop com a edição de dois discos – um álbum de estreia homónimo em 2006 e Páginas em 2011. Entretanto a cantora concluiu em 2014 as licenciaturas em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e em Jazz e Música Moderna pela Universidade Lusíada de Lisboa, experiência fundamental para a sua evolução e aproximação ao mundo do jazz.

Na sequência dessa viragem, já neste ano de 2016 surge o novo disco Encontro. Neste trabalho Sónia Oliveira abraça o universo do jazz, apresentando um conjunto de revisões de temas clássicos do songbook americano. A estes juntam-se ainda dois temas cantados em português: “Lembra-me um sonho lindo” de Fausto Bordalo Dias e “O que será?” de Chico Buarque.

A voz de Sónia está no centro de tudo e afirma-se pela sua clareza e sobriedade. O disco assenta em colaborações da cantora com vários músicos e destacam-se, desde logo, dois nomes: trompetista João Moreira, figura maior da cena jazz nacional; e João Barradas, jovem acordeonista de fama mundial, envolvido em múltiplos projectos. A estes juntam-se ainda o pianista Carlos Garcia, o guitarrista Zé Vieira e o contrabaixista André Ferreira.

Os temas são acessíveis, as interpretações são elegantes, contidas e cuidadas. Quer se tratem de clássicos associados a Chet Baker (“Time after time” ou “I get along without you very well”) ou ao universo buarquiano, a voz de Sónia Oliveira cumpre com eficácia e personalidade. Contudo, percebe-se que este é apenas um primeiro cartão de visita, cartão simpático e requintado, que cumpre apenas a função de apresentação. Ficamos agora a aguardar um próximo passo, mais à frente, onde se arrisque mais, onde se possa ouvir material original, onde a voz se Sónia Oliveira se exiba em todo o seu esplendor.
Nuno Catarino
nunocatarino@gmail.com

Parceiros