DISCOS
Marta Ren & The Groovelvets
Stop Look Listen
· 31 Mar 2016 · 10:52 ·
Marta Ren & The Groovelvets
Stop Look Listen
2016
Record Kicks


Sítios oficiais:
- Marta Ren & The Groovelvets
- Record Kicks
Marta Ren & The Groovelvets
Stop Look Listen
2016
Record Kicks


Sítios oficiais:
- Marta Ren & The Groovelvets
- Record Kicks
Pare, escute e dance.
...Como era mesmo aquele verso? I've got soul, but I'm not a soldier? No que toca a Marta Ren, a segunda parte do mesmo é um mistério, mas se há algo que a cantora portuense possui é soul - e imensa; quase que transborda. Stop Look Listen é o seu primeiro álbum com os Groovelvets, no qual andou a labutar gloriosamente desde há três anos. Um trabalho que deu frutos, visto estarmos perante um disco danado de bom; escutemo-lo, contudo, com cuidado, não vão as nossas ancas sair disparadas rumo ao infinito e mais além. Não, não dá para ficarmos quietos.

Nem dá para ficarmos quietos, nem para deixarmos de nos babar com esta música - por todo o mundo, sucedem-se as excelentes críticas ao trabalho da cantora e, sobretudo à sua voz. Como é que cabe tanta soul na garganta de uma moça bela como a neve? Na verdade, se não lhe conhecêssemos o rosto, diríamos estar perante uma prima directa de Sharon Jones ou Aretha, que é possivelmente o maior elogio que lhe podemos fazer, tal é a sua força.

Uma força que se reconhece não só na cantora como também na banda que a acompanha. Os Groovelvets são uma verdadeira máquina de soul e funk, apoiando na perfeição a voz de Ren com cordas, sopros, metais e um groove invejável, capaz de fazer corar muita gente. Pois é: três anos de trabalho dão os seus frutos, e os mesmos podem ser saboreados logo à primeira, com a maravilhosa "Don't Look" a abrir um disco que nunca se encontra abaixo disso.

Stop Look Listen é a banda-sonora da alegria, do coração, do sol diário. É a companhia ideal para as manhãs passadas num carro ou transporte público, rumo a mais uma jornada. O sorriso que nos coloca na cara, o despertar que provoca faz-nos melhor ao corpo e à disposição que um café triplo... You gotta do it with soul, afinal de contas. Não o quereríamos de outra forma. Receita para a vida: uma dose de "I'm Not Your Regular Woman", duas de "I'm Coming Home" e umas pitadas de "Let's Talk About The Kids" e "I Wanna Go Back". Soldado não se sabe, mas Marta Ren é certamente major desta merda toda.
Paulo Cecílio
pauloandrececilio@gmail.com

Parceiros